[Ubuntu-BR] Novato!

sirhamacker sir sirhamacker em gmail.com
Quinta Novembro 30 19:20:48 UTC 2006

comentando...

2006/11/29, Francisco Costa <fapcosta em gmail.com>:

> (...)
>
> 1) Para reproduzir o DVD estou usando o " Reprodutor de filmes Totem
> 2,16,2
> e não aparece a imagem, somente o som  por 10 segundos e dá a seguinte
> mensagem de erro: Ocorreu um erro -Não foi possível ler do recurso.

Instale e use o 'mplayer' na minha opnião é melhor, se bem que essa não é a
solução, a solução é instalar os codecs que permitiram seu player reconhecer
o formato de audio ou video. Uma sugestão é ler esse artigo :

http://hamacker.wordpress.com/2006/10/11/ubuntu-tocando-todos-os-formatos-conhecidos/

2) Baixei esse driver para a placa de vídeo Nvídia Gforce 64Mb

> http://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/1.0-9629/NVIDIA-Linux-x86-1.0-9629-pkg1.runs
> que não sei como instalar...

Se voce tem acesso a internet e habilitou os repositórios universe e
multiverse, basta  instalar via synapatic, o pacote 'nvidia-glx', depois
disso um alt+f2 e execute o comando 'gksu gedit /etc/X11/xorg' e na Seção
device onde encontra-se driver "nv" voce troca por driver nvidia e depois
salva o arquivo e reinicie o login (ctrl+alt+bkspace). Se sua tela ficar
negra, dê um alt+f1, logue-se como usuario comum e execute dpkg-reconfigure
xserver-xorg e volte a escolher o driver "nv".

Depois de  instalar, voce poderá incrementar  seu sistema  instalando o
beryl :

http://hamacker.wordpress.com/2006/10/23/aiglx-beryl-no-ubuntu-edgy-610-so-para-nvidia/

(....)

> Precisava também jogar a imagem do micro para a televisão, já que a
> reprodução do DVD é no micro, mas assisto na TV. Então instalei no
> adicionar/remover esse programa: Nvtv TV out e então clico nele e nada
> acontece....

Dê um alt+f2 e execute 'gksu gedit /etc/X11/xorg.conf e acrescente estas
linhas na seção Device :
    # televisor
    Option     "ConnectedMonitors"    "DFP-0, TV-1"
    Option     "TVStandard"        "PAL-M"
    Option     "TVOutFormat"    "COMPOSITE"
    Option     "TwinView"        "true"
    Option     "TwinViewOrientation"    "Clone"
    #Option     "MetaModes"      "800x600, 800x600"
Mas as linhas acima mudam conforme for o televisor/resolução ou conector. As
linhas acima criam um clone, isto é, uma reprise do que está acontecendo no
monitor, e há possibilidades diferentes como o televisor vir a ser uma
extenção do seu monitor, o que eu quero dizer é que varia conforme o caso.
Veja uns exemplos :
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3926&pagina=3#
http://forum.clubedohardware.com.br/lofiversion/index.php/t114653.html

[ ] 's e  sucesso.