[Ubuntu-BR] Battle of

Aldo Nogueira aldo.nogueira em gmail.com
Quinta Novembro 30 00:55:06 UTC 2006

Isso é só um acrônimo engraçado na linha de GNU is Not Unix. Acho que
não é pra ser levado tão a sério.

O Wine é um carregador de executáveis e de bibliotecas dinâmicas, mais
uma implementação em Linux da API do ruindows com compatibilidade
binária.

Ou seja, ao dar 'wine prey.exe', o Wine abre o arquivo EXE, carrega o
binário para a memória, mais ou menos como se faz com um binário ELF
do Linux. Depois, onde o exe ligaria com as DLLs do sisteminha, ele
liga com as bibliotecas do próprio wine. Essas bibliotecas repassam as
chamadas para o resto do sistema Linux, como ALSA ou o XOrg ou sei lá
quem mais.

Dessa forma, é possível obter, em alguns casos, performance melhor em
Wine do que no sistema original, já que o executável roda em
velocidade total no processador e as chamadas ao sistema chamam, na
verdade, o Linux que pode ser mais rápido em alguma operação qualquer,
com o HD, por exemplo.

É diferente de um Qemu, por exemplo, que emula todo o hardware de um
PC. Mas por que que eu não posso dizer que isso é emular? Acho
bobeira. Uma coisa é emular um SO, outra é emular um computador todo.
Como o próprio pessoal do Wine diz, "Wine Is Not a (CPU) Emulator".
Está no FAQ deles.

Abraços

Aldo