[Ubuntu-BR] Migração de Workstations para Linux

sirhamacker sir sirhamacker em gmail.com
Quarta Novembro 29 18:56:10 UTC 2006

BDE funciona sim no wine.
Tenho alguns aplicativos que foram desenvolvidos com o Delphi que acessam a
base de dados MSSQL7.0 normalmente através do WINE, tanto o BDE + SQLLinks +
cliente mssql funcionaram perfeitamente.
Antigamente o WINE tinha problemas com aplicativos que usavam a bandeija do
Windows rodando sob GNOME, mas mesmo isso já foi resolvido.  Mas é bom
experimentar aplicativo por aplicativo, eu não instalaria em micros de
contabilidade/rh porque nem todas as aplicações do governo podem rodar.

Numa empresa em que prestei consultoria, nem todas as máquinas são capazes
de rodar linux, teve um departamento inteirinho de projetos que continuam a
usar o Windows em função do autocad. Em outros departamentos a migração foi
mixta, eles usaram as licenças que tinham do Windows e utilizaram no
VMWare+WIN98 apenas para programas que verdadeiramente não há como rodar no
linux, isso aconteceu com um software da caixa economica. O comico é que em
projetos onde todas as instalações são XP tivemos que instalar VMWARE+WIN98
para resolver um problema dum programa de catalogação para windows98 que não
roda no WinXP.

É prudente não comprar briga com o usuário porque ele pode sabotar seu
planejamento, teve um gerente aqui que ficou muito ofendido porque
substituimos o MSOFFICE97 dele pelo OOo, daí todos os atrasos no cronograma
ele ficava salientando que o problema foi que ele passou horas digitando um
texto e perdeu o documento. Ou não conseguiu imprimir o formulário XYZ
porque tava tudo desalinhado, etc... De fato, o processo mais díficil é
convencer o usuário final. É antagonico, mas quanto maior o nível de
conhecimento da pessoa pior fica tentar convence-la em tentar mudar.

Como estava enfrentando muita resistencia com o MSOFFICE, em um dos meus
experimentos criei .deb que instala o MSOFFICE97 dentro do Linux, como o
MSOFFICE97 dá uns chabús vez ou outra dentro do Linux e era visivelmente
inferior ao OOo então gradativamente a pessoa passou a usar mais o OOo e o
MSOFFICE97 acabou sendo deixado de lado, mas vez ou outra o pessoal carrega
ele.

Enfim é isso, foram 50 estações e 5 servidores, nos servidores apenas um
Windows2000+MSSQL sobrevive, mas eu venho trabalhando para migrar a base de
dados para o FIrebirdSQL e as aplicações Delphi em PHP. Boa parte já
terminou, mas ainda resta muita coisa.