[Ubuntu-BR] Partição "/home" depois da instalação.

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Sábado Novembro 25 21:25:40 UTC 2006

> Pessoal, obrigado pelas dicas.
> Já consegui criar a nova partição, hda4.
> Usei um LiveCD do Kurumin.
> Eu só não consegui ainda transferir meu "/home" para lá.
> Fiz o que o Fábio Fernandes indicou acima e não consegui achar esta opção.
> Lá está escrito que meu diretório pessoal é "/home/vitor", mas não tem
> nenhuma opção de transferência deste diretório pro hda4.
>
> abs
>
> Vítor

Antes de fazer isso, faça o seguinte:
Copie como root seus dados para lá, assim:

Saia do Gnome, fechando a sessão.
Entre num terminal de texto, pressionando CTRL+ALT+F1
Logue como usuário.

A partição está montada? Senão:

sudo mkdir /mnt/hda4
sudo mount -t /dev/hda4 /mnt/hda4

E copie os dados:

sudo cp -a /home/vitor /mnt/hda4

E delete os dados antigos - CUIDADO NESTE PASSO:
sudo rm -Rf /home/vitor

Agora, vá no seu fstab e crie uma entrada para o seu novo /home assim:

sudo nano /etc/fstab

E coloque a seguinte linha:
/dev/hda4       /home           ext3    defaults        0       2

Mude ext3 para reiserfs caso seu hd tenha sido formatado assim.

Dê um reboot e seu /home estará no lugar novinho em folha.

sudo reboot
OU
sudo shutdown -r now

Um forte abraço!