[Ubuntu-BR] (OT) - linux deve royalties a microsoft???

Olival Júnior olival.junior em gmail.com
Quinta Novembro 23 16:56:54 UTC 2006

Em 23/11/2006, às 14:30, Gleidson Lacerda escreveu:

> Até mesmo o SMB ou o Mono foram desenvolvidos do zerinho, sem usar
> uma linha
> de código da Microsoft e sabemos por que temos o código, mas e sobre o
> Microsoft Active Directory, que tal eles mostrarem o código para
> saber se
> tem alguma coisa do OpenLDAP lá?

O sistema de patentes norte-americano permite registrar coisas como
métodos e modelos de negócio. Assim, a MS tem patentes que cobrem o
"método" de comunicação entre componentes da plataforma .Net q são,
na verdade, uma descrição de como funcionam os webservices via SOAP.
No FAQ do projeto Mono vc encontra uma discussão sobre isso onde eles
até admitem q correm algum risco nos EUA e dão algumas estratégias de
contingência para o q fazer se a MS resolver encarar.

> Ballmer não citou ainda nenhuma "propriedade intelectual" que o
> Linux tenha
> quebrado. A Novell já desceu o pau dizendo que discorda dele e que
> o acordo

É. Uma das melhores coisas q aconteceu nos últimos anos foi o Bill
Gates anunciar a aposentadoria, pois poderia ser o homem de negócios
genial q ele é reconhecendo q os tempos são outros q agora é preciso
outra abordagem. Ele ter colocado o Ray Ozzie como um dos top dogs da
MS parecia ser um sinal na direção certa. Mas, enquanto o Ballmer e
seus valores distorcidos sobre como ganhar dinheiro forçando a barra
junto aos clientes estiverem lá (e como presidente da empresa), acho
q pouca coisa vai mudar em termos reais.

[ ]s,

olival.junior