[Ubuntu-BR] (OT) - linux deve royalties a microsoft???

Olival Júnior olival.junior em gmail.com
Quarta Novembro 22 16:06:42 UTC 2006

Antonio,

Acho q vc se enganou. Como vc pode ver aqui http://www.fsf.org/
licensing/licenses/index_html#OriginalBSD a licença BSD é sim de
Software Livre. A questão é q em sua versão original ela não era
compatível com a GPL. Lembre-se q para ser livre *não* precisa
necessariamente ser GPL.

Qto à MS, eu não questionei se ela havia violado alguma patente
prévia, mas sim se ela realmente tem registro de toda a propriedade
intelectual daquilo q compra. Boa parte do software deles tem pedaços
q provém de empresas q foram compradas para q a tecnologia fosse
aproveitada (ou então de "parcerias"). O Excel, por explo, veio de
outra empresa, assim como o FrontPage. Sem falar da época do DOS, qdo
ela aproveitou tecnologia da stacker e da QEMM. Assim, minha dúvida
é: será q ela faz um review em todo código das empresas q compra,
"saneando" eventuais problemas de licenciamento ou violação de
propriedade intelectual? Ela vive acusando a comunidade de SL (e do
Linux em particular) de fazer isso, assumindo q todos os
desenvolvedores são "relaxados" com as questões de P.I. e
simplesmente "recortam e colam" o código q encontram por aí. Mas,
será q esse não seria o caso dela, com milhões de linhas de código
adquiridos de terceiros?

Sacou o embroglio? ;-)

[ ]s,

olival.junior