[Ubuntu-BR] (OT) - linux deve royalties a microsoft???

Fabio Fernandes delaroca.fabio em gmail.com
Terça Novembro 21 21:20:28 UTC 2006

... ok, atacaram meu ego...

leiam: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

dando destaque para:

"Tecnicamente falando, *Linux* é um
Núcleo<http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel>(ou "cerne", do
inglês <http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_inglesa>
*kernel<http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel>
*) — o que propriamente se refere ao sistema de software que oferece uma camada
de abstração <http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_abstra%C3%A7%C3%A3o>referente
a equipamentos como
discos <http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco>, controlador/controle (pt/br) de
sistema de arquivos <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_arquivos>,
multi-tarefa <http://pt.wikipedia.org/wiki/Multi-tarefa>, balanceamento de
carga <http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanceamento_de_carga>,
rede<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede>e segurança. Um núcleo não é um
sistema
operativo <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional> completo."

quanto ao que o José Vitor falou, eu concordo... DISTROS... é outra coisa,
mas aí sim são comercializadas de vontade ao autor dele(a), é um trabalho
distinto.
Já "linux" = "kernel"... o kernel está na licença de gratuito, distribuição
sem cobrar.
não sei se podia ser "vendido" mesmo com distro própria por alguém, já que o
kernel não pode... mas vai saber, a distro pode ser vendida normalmente
porque é como um programa qualquer, que alguém decide vender ou não...

me desculpe se eu falo tão correto tecnicamente, que vocês acabam
confundindo, mas é isso, me aborreci e to fora desse assunto!