[Ubuntu-BR] cron, anacron, at

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Domingo Novembro 19 12:27:38 UTC 2006

Essa pergunta é meio imbecil, mas vou correr o risco de abrir esse
tópico na lista.

Sempre que instalei Linux para mim nos últimos anos eu nunca me
preocupei muito em escolher quais serviços de sistema eu deixava
instalados (eu só desinstalava alguns que eu podia, obviamente,
descobrir que não precisava, tais como mysql, postgres, etc.).

Desde que instalei o Ubuntu, porém, eu percebi que frequentemente ele ia
ficando cada vez mais lento, até travar completamente por meia hora ou
mais (nunca consegui tê-lo de volta, meia hora ou mais foi o máximo que
eu esperei). Sempre que isso ocorria eu tinha de resetar no botão (algo
que eu tenho medo de fazer, ainda mais desde que li que o ReiserFS não é
lá grande coisa em matéria de segurança).

Da última vez aconteceu assim: Eram 10:35 da noite e o PC travou.
Durante o travamento havia muita atividade no disco rígido. Atividade de
alta prioridade, pois qualquer outra coisa que eu fosse fazer ficava
leeeeeeeenta. Reiniciei depois de vinte minutos e ao voltar, quinze
minutos depois, aconteceu de novo.

Tive a idéia de verificar quais pacotes estavam instalados e descobri
que tinha o cron, o anacron e o at. Pelas descrições dos pacotes,
entendi que os três fazem a mesma coisa (executar automaticamente certos
programas ou serviços). Resolvi então desinstalar dois deles (cron e at)
e o sistema não voltou a travar (quatro dias já).

Pergunto: fiz alguma besteira? Existe alguma vantagem em ter os três
instalados? A execução simultânea (três vezes) das mesmas tarefas
agendadas poderia ser a causa dos travamentos? Alguém já viu isso?

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>