[Ubuntu-BR] logar como usuário root

Adilson Oliveira adilson em linuxembarcado.com.br
Terça Novembro 7 12:49:28 UTC 2006

Em Terça 07 Novembro 2006 10:39, Haroldo Barbosa escreveu:
> Olá a todos. Sou usuário iniciante do Linux, distro Ubuntu 6.06. Quando
> instalei, indiquei usuário e senha. Infelizmente não consigo (logando com
> os mesmos dados usados na instalação), alterar nenhum arquivo ou pasta
> dentro de Sistema de Arquivos. Instalei o Xampp para trabalhar com
> desenvolvimento e não consigo salvar meus documentos em htdocs. Também
> enfrento um problema com o  Sinaptic, ele me diz que necessito alterar um
> arquivo, já localizei o mesmo e sei qual a operação a fazer, mas também não
> consigo alterá-lo por encontrar-se dentro de Sistema de Arquivos. Sempre
> [...]

Bom dia.

O Ubuntu usa o conceito de "suduers" que são usuários a quem podem ser
atribuídos poderes de adimnistrador. Assim, se precisar, podes usar por
exemplo, "sudo (ou gksudo) vi /etc/fstab". O sistema irá pedir sua senha e
você terá poderes de administrador.
Se for realmente necessário logar como root, primeiro crie uma senha para ele
usando "sudo passwd root".

[]s

Adilson.