[Ubuntu-BR] X não inicia e pacotes quebrados

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Domingo Novembro 5 18:04:18 UTC 2006

Em Dom, 2006-11-05 às 14:31 -0200, João Olavo Baião de Vasconcelos
escreveu:
> Olá pessoal!

Olá, vamos analisar o seu problema e vamos ver o que dá para fazer.

> E ao dar um "aptitude install -f" dá o seguinte resultado:
> #######################################
> Os pacotes a seguir estão QUEBRADOS:
>   blt python-tk

Estes pacotes (e talvez alguns outros) provavelmente estão com versões
acima das versões atuais da distribuição, por isso o apt não consegue
resolver o problema.

> [...]
>                 tk8.3 (>= 8.3.5) mas não é instalável.
>   python-tk: Depende: tcl8.4 (>= 8.4.5) mas não é instalável.
>              Depende: tk8.4 (>= 8.4.5) mas não é instalável.
> Resolving dependencies...
> As seguintes ações irão resolver essas dependências:
>
> Manter os seguintes pacotes em suas atuais versões:
> tcl8.4 [8.4.12-1.1 (edgy, now)]
> tk8.4 [8.4.12-1 (edgy, now)]
>
> Pontuação é -48
> #######################################
>
> Tem como consertar isso sem precisar remover os pacotes citados? A melhor
> saída eh formatar e instalar tudo novamente?

A melhor saída é você deixar o apt-get fazer isso aí acima e depois
reinstalar os programs, com as dependências que forem pedidas, um por
um. Se fosse um daqueles problemões que pedem desinstalação de 700
pacotes eu até concordaria, mas o seu problema é simples.

Evite instalar versões de fora da distribuição para pacotes que estão
incluídos, porque há problemas como esse na hora de atualizar.

> E qt ao nvidia-glx? Só esperando sair uma nova versão do nvidia-glx mesmo?

Depois que você fizer a desinstalção, comece pela reinstalação do
nvidia-glx e veja o que acontece.

Sugestão, faça um --purge dos programas antes de reinstalar para evitar
que fiquem "restos" quebrados para trás.

$ apt-get remove --purge programa

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>