[Ubuntu-BR] Servidor X e GDM

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sexta Novembro 3 12:21:25 UTC 2006

Em Sex, 2006-11-03 às 01:56 -0200, j. alvaro pinheiro escreveu:
> Estou com um problema e realmente não sei como resolver.
> Gostaria de configurar e habilitar meu Servidor X e não estou conseguindo.
> Por favor, gostaria de contar com ajuda de vcs.
> Quando dou o boot no Edgy a janela gráfica não abre.
> estou usando o Ubuntu 6.10.

Olá Álvaro.

Sua pergunta é muito genérica, fica difícil saber qual problema você
está tendo. Mas vamos começar do começo.

$ sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Esse comando vai tentar reconfigurar o seu servidor X. Para que ele seja
eficiente você precisa saber:

a )Línuga e modelo de seu teclado (provavelmente BR Abnt abnt2)
b )Tipo de mouse ( ps/2, serial, usb - protocolo microsoft, intelli,
etc. - se é scroll ou não, se tem dois ou três botões, etc.)
c )Nome da sua placa de vídeo e modelo
d )Nome e modelo de seu monitor
e )Taxa de refresh horizontal e vertical de seu monitor (o manual tem)
f )Resolução e cores que pretende usar (para monitores de 15" o
recomendado é 1024x768 com 24 bits de cores)

Primeiro reconfigure, aceite os valores padrão detectados pelo sistema,
mate o GDM ($ sudo killall gdm) e o execute de novo ($sudo gdm). Se não
rolar, use o comando acima outra vez, mas desta vez preste atenção e
informe os dados manualmente. Se não rolar de novo, poste as informações
acima e o seu /etc/X11/xorg.conf aqui na lista e  alguém te ajudará.
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>