[Ubuntu-BR] EUREKA!!!!! CONSEGUI - Instalar Grub depois de instalar ruWindows em máquina Ubuntu!

Ronan mestrado em antares.pro.br
Quarta Novembro 1 17:59:09 UTC 2006

Gostaria de agradecer muitíssimo ao Fábio pela paciência em me ajudar e
parabenizá-lo pelas excelentes explicações, sempre muito claras que me
permitiu, não só resolver o problema, mas também aprender um pouco mais
sobre Linux.
Gostaria também de agradecer ao Fernado Correa  que deu a dica final que
faltava para instalar o grub, pois ela foi fundamental. Eu já estava
desistindo! Muito obrigado mesmo!

Vou fazer um resumo da ópera para futuras consultas. Acho que deveríamos
colocar ele numa wiki, para ajudar a outras pessoas, mas eu não sei como
fazer isso.

Eu tinha ubuntu instalado e tive que instalar o Windows.
1. Usei o Gparted para criar uma partição para instalar o windows
2. Instalei o Windows, e ele reescreveu o MBR
3. Então fiz o seguinte:  (com a ajuda dos confrades da lista, pois sem
eles não conseguiria)

### ESSAS DICAS FORAM DADAS PELO FÁBIO FERNANDES - CREDITEM A ELE OS
DIREITOS, RS

bootar com Ubuntu LIVECD (da mesma versão que você tinha, de preferência)

Montar Partição / (raiz) do Ubuntu Instalado - (se não sabe como é isso,
pode perguntar que explico mais)

"supondo que o Ubuntu está na segunda partição" (o que não será o caso
agora, já que windows será o segundo instalado de um HD de uma partição só)

mkdir /media/hda2 (se mkdir não funcionar, use sudo antes dele)
(PRA VC, É mkdir /media/hda1)

mount /dev/hda2 /media/hda2
(PRA VC, É /dev/hda1 /media/hda1)

chroot /media/hda2 (se precisar usar sudo, use)
(PRA VC... ah.. já sabe, hda1)

grub-install (se precisar usar sudo, use)  ----> AQUI DEU PAU. VEJA A EXPLICAÇÃO CORRETA, DADA PELO FERNANDO CORREA,  ABAIXO. o RESTO TÁ BELEZA

verifica o /boot/grub/menu.lst (usando pico ou gedit) da partição Ubuntu
instalada, se possui ou não acesso windows e linux, seria algo parecido com
esses dois aqui (windows, tem q ser que nem o que estiver colado aqui... se
o seu estiver "semelhante", deixa quieto)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

title           Ubuntu, kernel 2.6.15-27-386
root            (hd0,3)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.15-27-386 root=/dev/hda4 ro quiet splash
initrd          /boot/initrd.img-2.6.15-27-386
savedefault
boot

title           Microsoft Windows XP Professional
root            (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader     +1

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(favor ignorar meu  root    (hd0,3) que aqui tem 5 partições... 1 XP, 2
Ubuntus, 1 swap, 1 /home)
... vou tentar explicar sobre esse (hd0,3) e (hd0,0)...
hd (é o HD... duhp ;P) 0,3 e 0,0... vamos tratar como (x,y) "xi.. odeio
matematica" não tem problema ;P
tá, seriedade..

root (hdX,Y) aonde X é o disco, no caso, disco 1, disco 2...

quantos HD você tiver... e na sua ordem de cabos flat (ou sata) IDE1, ponta
do cabo (hda), meio do cabo (hdb), IDE2, ponta do cabo (hdc), meio do cabo
(hdd)

0 se for master da IDE1, 1 se for SLAVE da IDE1, e assim por diante e Y para
a partição.

pegou algo ? meu windows é (0,0) pq está no Master da IDE1, e na primeira
partição de todas...
meu Ubuntu instalado em uso normal (o outro é de testes) é (0,3) pq está na
IDE1 também, mas está na quarta partição... (se conta com 0, 1, 2, 3...)
acabando por ficar representado pelo 3...
assim como o Ubuntu de testes que está na partição 3, está representado como
(0,2), então meu (0,1) é o que? (só pra ajudar a pegar isso) é a informação
da partição extendida (temos Primária, e Lógica, as lógicas ficam dentro da
'partição extendida'), nisso vem o resto.

entendeu ? sugiro que você copie essas informações que não estão com # no
começo da linha, para o caso de uma incrivel merda acontecer (nunca se sabe)
e você não conseguir configurar o menu.lst... aí é só repor essas
informações ;}

######### EXPLICAÇÃO DO FÁBIO CORREA PARA O GRUB-INSTALL QUE DEU PAU

Passei por um problema assim na semana passada, então aqui vai uma dica:
Você deve iniciar o computador pelo cd do ubuntu, depois disso abra um
terminal, vou supor que seu ubuntu esteja instalado em /dev/hda1, caso
você não tenha certesa pode usar o cfdisk para ver a suas partições.
Depois faça isso:

sudo mkdir /linux
mount /dev/hda1 /linux
grub-install --root-directory=/linux/boot/grub /dev/hda (seu hd sem o
numero da partição)

---> Muito bem, com essas duas explicações foi possível instalar
novamente o grub. Note que depois do grub install devemos continuar com
as explicações do Fábio para montar o menu
Um abraço a todos
Ronan