[Ubuntu-BR] Resolvendo os problemas com o teclado no edgy - console e X

Ari Caldeira listas-ari em tauga.com.br
Quarta Novembro 1 14:25:10 UTC 2006

Olá a todos!

Uso o Ubuntu a apenas 2 meses, tinha instalado o dapper, e desde a
semana passada fiz umas 3 ou 4 instalações limpas do edgy, tentando
resolver a questão do teclado, no X e no console.

A solução para o X outros amigos já colocaram aqui na lista e também um
artigo do Hamacker no endereço:
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1148

-- Teclado ABNT no console --

No edgy estão faltando 2 pacotes que deveriam ser dependências padrão do
sistema, mas talvez porque os empacotadores usam o teclado americano,
ninguém notou. São o console-common e console-data. Sem esses 2 pacotes,
não há como configurar o teclado no console. Instale:

sudo apt-get install console-common

O pacote console-data é dependência do console-common, não precisa ser
especificado explicitamente.

Certo, pacotes instalados, o comando para ativar o mapa de teclado abnt2
seria o install-keyboard: sudo install-keyboard br-abnt2

Não sei bem o porquê, mas ele não funciona mais como no dapper. É
preciso fazer a configuração manualmente:

sudo
cp /usr/share/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.kmap.gz /etc/console-setup/boottime.kmap.gz
sudo
cp /usr/share/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.kmap.gz /etc/console/boottime.kmap.gz

Essa última cópia não tenho certeza se é necessária, era o que o comando
install-keyboard fazia no dapper. Por via das dúvidas..., mal não vai
fazer.

sudo gedit /etc/default/console-setup
ou
sudo kate /etc/default/console-setup

Esse arquivo parece determinar o teclado no X também, sabe lá Deus por
quê. Altere as seguintes linhas:

XKBMODEL="abnt2"
XKBOPTIONS=""

BOOTTIME_KMAP_MD5=""

Salve as alterações. Quando reiniciar o Ubuntu, vá para o console e
experimente o teclado, as teclas devem funcionar corretamente e os
acentos também.

E é isso aí, espero que, se houver um edgy 6.10.1, esses problemas sejam
resolvidos, e o pacote tz-brasil também seja incluído (correção do
horário de verão no Brasil).

Hamacker, se você puder complementar o seu artigo com as indicações para
o console, seria legal, acho que seria uma referência pra quem não
assina a lista.

Um abração!

--
Ari Caldeira <ari arroba tecladobrasileiro.com.br>
www.TecladoBrasileiro.com.br