[Ubuntu-BR] Uso em MB de cada pacote instalado

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Terça Maio 30 18:17:51 UTC 2006

Jeronimo,
 eu não sei se existe uma maneira fácil de fazer, provavelmente existe, mas
até lá, fica com essa bonitinha aqui:

Primeiro gere um arquivo com todos os pacotes instalados
dpkg --get-selections |grep "install" |sed "s/install//g">arquivo.txt

Depois você usa uma combinação de grep(s) para fazer a filtragem da
informação que te interessa do apt-cache show

 apt-cache show `cat arquivo.txt`|grep -e "Package" -e "Size"

Isso vai geral uma lista (na tela) mais ou menos réplicas dessa linha
abaixo:

Package: abntex
Installed-Size: 1524
Size: 511710

Size é o tamanho do pacote, e Installed-Size é o tamanho o pacote instalado.
O tamanho do pacote instalado é sempre maior do que o do pacote empacotado.
Ora, não é o que parece acima, certo ? Pois acima está o motivo de listar os
dois tamanhos, o "Size" é sempre dado em bytes, enquanto o Installed-Size
depende de pacote a pacote. Normalmente é dado em termos de unidades
simpáticas, ou seja, no caso acima, é claro que o Size é mais ou menos 500
kb logo acima temos na verdade mais ou menos 1,5 mb

Como eu disse, espero que existe uma forma mais simpática de fazer isso, mas
se não existir ...

Até.
J. F. Mitre

--