[Ubuntu-BR] Como criar um pacote .deb "falso"

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Segunda Maio 29 20:11:39 UTC 2006

J. F. Mitre escreveu:
> Logo no começo, temos uma nota:
>
> Nota: se você seguir este guia, não remova a versão
> do Ubuntu do Firefox, pois se você o fizer os
> seguintes pacotes ficarão quebrados: Yelp
> (visualizador da ajuda), Epiphany, Gnome-app-install
> (Adicionar Aplicações), Liferea, Blam e todas as outras
> aplicações que precisam do motor de renderização gecko.
>
> O que eu gostaria é de criar um pacote .deb que não modifique o
> sistema, é
> mais ou menos como confundir o sistema de atualização dizendo que você
> tem
> [...]

Está no apt-howto:

 # equivs-control nome

onde nome é o nome falso do pacote (firefox-fora) e do novo arquivo.
Edite o novo arquivo, com atenção para o Provides (coloque firefox)

# equivs-build nome

e instale o pacote com o dpkg -i.

--
Thadeu Penna