[Ubuntu-BR] problemas com o xgl - dapper - configuracoes

christiano julio pilger de brito chrisjulio em gmail.com
Segunda Maio 29 14:44:26 UTC 2006

bom dia

antes de mais nada, obrigado a todos que contribuiram de qualquer forma com
informações para instalação e configuração do dapper e/ou xgl. tá tudo às
mil maravilhas, fora 2 problemas: um de maior impacto e um de menor.

o pior: por algum motivo, o xgl está configurado com as teclas shift/control
invertidas. exemplificando: quando seguro o control para grudar a janela aos
cantos, não funciona. tem que usar o shift. antes que alguém responda
indignado "tá e dai?", isso gera um problemão quando estou digitando, por
exemplo, um email; caso resolva, voltar alguns caracteres (backspace) e, por
vício de digitação, estou com o shift apertado, o que acontece???? RESETA O
X!!!, como se tivesse sido control+backspace. e isso tá acontecendo direto,
infelizmente e para meu desespero. se alguém souber uma forma de mudar a
configuração do xgl ou mesmo do x para mudar essas configurações de reset do
X, por favor, me avisa. Fiz algumas buscas, mas nada promissor, por isso
estou pedindo ajuda.

quanto ao segundo problema de menor impacto, não chega a ser um problema,
mas uma falta de funcionalidade. o zoom não está funcionando, mesmo
utilizando o superkey+[scroll|+]. isso é importante para mim porque
pretendia apresentar a funcionalidade a alguns professores com deficiência
visual, para convencê-los dos benefĩcios do uso de software livre :-),
arrebanhando assim mais usuários.

obrigado pela atenção e aguardo respostas.

--
Att.,

Christiano Julio Pilger de Brito
Equipe de Desenvolvimento web - UNIOESTE