[Ubuntu-BR] /home

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Domingo Maio 28 21:57:22 UTC 2006

Durante a instalação ?
Quando particionar o disco. Lá você tem essa opção.

Já depois da instalação a coisa complica um pouquinho.

Primeiro logue no terminal como root (crie a senha de root antes, caso ainda
não tenha feito isso), aí mova (não copie ou a estrutura de permissões de
acesso ficará corrompida) a estrutura /home de onde está para onde ela irá:

mv /home /mnt/hdb6 (lembre-se, você está no terminal. Na grande tela preta,
não é o emulador de terminal)

depois de feito isso edite o arquivo /etc/fstab

inclua uma linha como essa:
/dev/hdb6  /home        reiserfs defaults      0 2

especifique corretamente o sistema de arquivos do computador, no meu caso é
reiserfs mas poderia ser ext3, etc....

reinicie o computador.

Não esqueça porém, da regra mais importante de todas: FAÇA UM BACKUP DOS
DADOS CRÍTICOS ANTES DE QUALQUER AVENTURA.
Nunca se sabe que tipo de azar alguém ficará sujeito.

Ah! importante: no ubuntu (e variantes) é exatamente como eu descrevi, mas
nos outros sistemas, mesmo o debian, podem existir detalhes adicionais.
Alguns sistemas (tipo fedora) o root está em /home/root e /root é link para
/home/root, mas esse detalhe inibe movimentação do diretório /home/root.

Um modo seguro (a que eu recomendo) de fazer isso é via live-CD.
nesse caso você poderia logar no emulador de terminal do seu live-cd
favorito e muito provavelmente se tornar root via sudo su.

J. F. Mitre

--
João Felipe Mitre
e-mail: jfmitre em gmail.com