[Ubuntu-BR] Como criar um pacote .deb "falso"

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Domingo Maio 28 17:11:41 UTC 2006

Logo no começo, temos uma nota:

Nota: se você seguir este guia, não remova a versão
do Ubuntu do Firefox, pois se você o fizer os
seguintes pacotes ficarão quebrados: Yelp
(visualizador da ajuda), Epiphany, Gnome-app-install
(Adicionar Aplicações), Liferea, Blam e todas as outras
aplicações que precisam do motor de renderização gecko.

O que eu gostaria é de criar um pacote .deb que não modifique o sistema, é
mais ou menos como confundir o sistema de atualização dizendo que você tem
uma versão 20 (vinte mesmo) do firefox, assim, ele nunca será atualizado
pelo apt-get e terá sempre as dependências corretas. É claro que somente
funciona por que eu realmente tenho o firefox instalado.

Dessa forma eu posso instalar o liferea ou monodevelop sem ter 2 firefox no
computador (como você fez e esse guia ensina).

Sei que isso é possível, é até usado (ou era) no kurumin quando ele
acompanhava o pacote do firefox do site (hoje ele usaria o .deb).

Será que alguém sabe ao menos o nome do programa que faz isso.
Não consegui gerar uma conjunto de palavras chave razoável para uma busca
produtiva no google.

Valeu!
J. F. Mitre

--