Re: [Ubuntu-BR] problemas na instalaçao do ubuntu 5.10(RESOLVIDO em parte)

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Quarta Maio 24 18:38:10 UTC 2006

> Flavio Henrique, era exatamente isso que tava acontecendo ele nao tava
> formatando o sistema de arquivo(estranho pois o instalador do debian,
> bem parecido, nao precisava definir isto depois de excluir uma
> partição), estava mantendo os
> arquivos.

Você me chamou igual à minha mãe agora :D
Ainda bem que você também veio do Debian.
Eu ainda instalo uns Debians por aí e sempre que estou mexendo em uma
partição existente o padrão é mantê-la. Justamente pra evitar perda de
dados. E olha que o instalador avisa "Faça seu backup antes de prosseguir".
Mas segurança nunca é demais. Então resolvido.

> Porem tenho umas considerações, este instalador pra um iniciante dá um
> bocado de trabalho, alem da instalação demorar muito, tambem nao me

O Ubuntu é assim mesmo porque ele instala muito mais coisas na instalação
inicial do que o Debian.
No reboot o computador está praticamente pronto.

> lembro de em nenhum ponto ele pedir para definir a senha de root!,
> apenas para criar um usuario comum, ainda bem que me lembrei da senha :o

Isso é uma novidade do Ubuntu. Cria-se apenas um usuário normal que terá
direitos de sudo. Com o sudo esse usuário faz todas as tarefas
administrativas, apenas com a sua senha.

> So percebi quando entrei a primeira vez no sistema, e tentei logar no
> console como root!

> Será que vocês podem me dizer o que fazer agora, como faço pra alterar a
> senha de root?????????

Se realmente quiser ficar com uma conta de root normal (como eu) siga os
passos do wiki, ative-a e faça com que todas as chamadas sudo, gksu e kdesu
apontem pra senha do root e não do primeiro usuário.

No padrão, toda vez que for mexer com programas administrativos, coloque a
*sua* senha ao ser solicitado.
Para rodar programas em console que seriam para o root, use o comando sudo
antes.
Por exemplo:
sudo apt-get update

Abraço!