[Ubuntu-BR] Montando o cdrom com utf8

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Domingo Maio 21 19:13:35 UTC 2006

Em Domingo 21 Maio 2006 14:23, J. F. Mitre escreveu:

> Na verdade, não, o CDROM é gravado em ISO-9660, quando monta o CD, tanto no
> linux como no windows, ele converte o nome do arquivo (não o conteúdo) para
> ISO-8859-1, no caso do windows, não tem jeito, é isso mesmo, mas no caso do
> linux isso é apenas um configuração, as características necessárias para
> fazer o linux funcionar com utf8 são as que eu coloquei acima, pelo menos
> são elas que estavam assim escritas no man do mount (ah! no man do mount na
> parte referente a montagem de CDs)

Eu achei que ISO-9660 fosse só um sistema de arquivos (como o ext3 ou o
ReiserFS) e que a configuração do charset viesse gravada de outro modo. Não
vejo como um determinado sistema de arquivos tenha a ver com os nomes de
arquivo, a menos que seja o caso de um sistema limitado, que só suporta
certos caracteres (FAT16, por ex.). Mas como você diz que ele automaticamente
grava tudo em ISO8859-1, recolho-me à minha ignorância.

> Na verdade eu estou usando o pt_BR.UTF-8 mas tenho vários locales
> disponíveis (que é que você disse acima).

Imaginei que você não tivesse pois você se referiu a "depois que mudou para
UTF8" e eu me lembro que uma vez fiz isso substituindo LANG=pt_BR por
LANG=pt_BR.UTF8 (nos tempos do Conectiva).

> Cara, valeu pela ajuda.
> Agora eu devo presumir que isso está acontecendo apenas comigo, né ?

Não. Isso acontece com certa freqüência até. Só que as pessoas sempre acham
que o CD ficou com defeito e jogam fora...

--
José Geraldo Gouvêa