[Ubuntu-BR] Vantagens do SUDO

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Sábado Maio 20 14:51:00 UTC 2006

Isso é um grande engano !
Todo linux tem root!
Ele precisa de root para funcionar, logo o ubuntu também tem root.
O que ocorre é que a senha de root é uma senha impossível (por assim dizer)
e para modificar essa senha apenas utilizando o sudo.
A vantagem dessa estratégia é que não é necessário criar um senha de root
universal, ou seja, não é necessário colocar um legenda de senha de root
para que todo mundo saiba qual é para usar.
Mas repito, não existe linux sem uma conta de root.
A única forma de fazer essa loucura é criando todo o sistema a partir de
sources modificados para usar uma conta que não se chame root. Ainda assim,
é preciso ter uma conta 0 (zero). Que no fundo é a conta de root!

Ah! Tão logo você instale o sistema, pode usar sudo para modificar a senha
de root e remover a linha do arquivo /etc/sudoers referente ao grupo admin
para exigir o root para cada ação!

J. F. Mitre

On 5/20/06, rics <ricardo.cezar em gmail.com> wrote:

> O pessoal aqui do escritório é fanático por Slack... Quando eu mostrei o
> Ubuntu eles ficaram impressionados, mas ficaram "caçando assunto", sabe? A
> primeira coisa que eles pegaram no meu pé foi que o Ubuntu não tinha root.
> Eu não soube explicar as vantagens de não ter uma conta root e usar sudo
> no
> lugar, por isso resolvi vir até a lista pra gente conversar sobre isso.
>
> Afinal de contas, qual a vantagem de não ter uma conta de root configurada
> no sistema, e ficar usando sudo sempre que precisar de permissões de
> [...]

João Felipe Mitre
e-mail: jfmitre em gmail.com
http://jfmitre.blogspot.com