Re: [Ubuntu-BR] Como tocar múltiplos sons ?

Aldo Nogueira aldo.nogueira em gmail.com
Quarta Maio 17 00:23:28 UTC 2006

Olá, galera!

Uso o Breezy e precisei usar alguns programas de áudio ao mesmo tempo
e deu conflito.

Programas - sistemas de som:
 gtick - oss
 audacity - oss
 bmp - oss, alsa, esd e jack
 hydrogen - oss, alsa, jack
 rosegarden - jack, alsa
 timidity - oss, esd, arts, jack, alsa

Usei o tutorial em https://wiki.ubuntu.com/MidiSoftwareSynthesisHowTo
para colocar o timidity para síntese de MIDI em software. O rosegarden
usa esse esquema pra tocar as partituras.

O driver de som instalado na minha máquina é o ALSA que inclui um
módulos para emular a API do OSS. Então todos os programas acima
poderiam funcionar, um de cada vez, com ALSA. Mas e se eu quiser ao
mesmo tempo?

Existem um bagulho muito prático que inventaram que encapsula o seu
programa que usa OSS e faz ele usar outro sistema de som. Tem isso pra
ESD e chama-se esddsp, tem pra aRTsd e chama-se artsdsp e tem pra ALSA
e chama-se aoss. Exemplo com esse último. Bastaria digitar "aoss
audacity", por exemplo e este passaria a rodar com ALSA. O mesmo com
os outros. Não conheço o equivalente pra JACK.

O ALSA tem um dispositivo chamado 'dmix' que serve pra fazer o que
queremos, que é juntar vários streams de som em um só e tocar ao mesmo
tempo. Se todo mundo for usar o hw:0,0, vai dar conflito também. Na
verdade, fiquei confuso nessa parte, pois achei que funcionasse.

A minha solução que está ainda incompleta é a seguinte:
Criei um arquivo ,asoundrc no home e pus nele essa linha:
      pcm.dsp0 {type plug  slave.pcm "dmix"}
As aplicações, rodei dessa forma:
 "aoss gtick"
 "aoss audacity"
 "bmp" - configurado pra alsa
 "hydrogen" - configurado pra alsa e dmix
 "rosegarden" - normal
 "timidity -Os" - opção pra usar alsa

Então ficou todo mundo usando ALSA através do dispositivo dmix.
Beleza, não? Nem tanto.

Problemas:
 - O Audacity não roda com dmix (sabe-se lá por que)
 - O Timidity rodando com daemon não usa dmix de jeito nenhum.
Coloquei inclusive aquele lance no /etc/asound.conf e mesmo assim ele
não usou o dmix. To rodando o Timidity na mão toda vez que vou usar.

Opções:
Temos ainda o esddsp e o artsdsp pra testar. O ESD, não roda legal na
minha máquina. Sempre que ponho um dispositivo pra rodar, nele, fica
mó lerdeza. Dá tudo errado. O aRTs, eu nem tentei. O Jack seria legal,
mas se tivesse um jackdsp. Existe?

Abraços, galera. Espero ter contribuído.

Aldo Nogueira