[Ubuntu-BR] Como tocar múltiplos sons ?

KurtKraut ubuntu em kurtkraut.net
Terça Maio 16 21:34:48 UTC 2006

Aloha,

Para quem ainda não conhece, realizei há algum tempo atrás juntamente
com uma turminha animada o primeiro (e ainda embrionário) podcast do
Planeta Ubuntu Brasil. Para baixar, dê uma checada em
http://wiki.ubuntubrasil.org/Planeta/PodCast - já temos mais de 2h de
gravação prontas para download.

O principal problema que enfrentamos foi a ausência de uma ferramenta
livre que permitisse com o mínimo de decência a realização de uma
conferência ao vivo em voz. Programas como Ekiga, OpenWengo, Gizmo,
Linphone etc todos falharam e fomos obrigados a utilizar o Skype para
essa tarefa.

Mas outro problema que não consegui resolver é aparentemente bem
simples: tocar vários sons simultaneamente. Quando estou em uma
conversa pelo Skype fico impossibilitado de utilizar outros programas
de áudio, como o Audacity, pois o dispositivo de som já está em uso.
Esse problema é um grande limitador para realização do podcast pois
não posso fazer mixagens de som ao vivo por esse conflito.

Do que fucei, acho que o pacote 'jackd' (que está disponível nos
repositórios) seria a ferramenta que permitiria que múltiplos
programas utilizassem o dispositivo de áudio simultaneamente. Porém,
li toda a documentação dele e já cacei no Google e não descobri como
configurá-lo para este fim.

Portanto, peço socorro a comunidade. Alguém tem idéia de como eu
poderia fazer isso, usando o jackd ou não ?

Abraços,

KurtKraut (ubuntu em kurtkraut.net)