[Ubuntu-BR] Re: Ubuntu mais BR? (Era: Re: Ola)

Savio Grossi savio em grossi.com.br
Sábado Maio 13 18:48:32 UTC 2006

Senhores,

primeiro, gostaria de agradecer as respostas e considerações, com
certeza enriqueceram muito a discussão sobre o assunto. Eu não me
apresentei na primeira mensagem (que desencadeou a discussão), mas
lido com o Linux já a algum tempo, e agora recentemente estou
empenhado com o Ubuntu. Coloquei um pouquinho mais de informação em:
     http://wiki.ubuntubrasil.org/SavioGrossi
     https://launchpad.net/people/savio

Lucas disse:
> Tanto é, que o Kurumin é tao famoso aqui no Brasil. Tanto é que quem é
> usuario Debian, mas nao tem tanto conhecimento assim de Linux ou prefere nao
> configurar tanto o sistema, prefere usar o Debian BR. E é exatamente por
> isso que ele é mais reconhecido, tem melhor suporte.
Concordo com você neste ponto, e confima a idéia que eu disse na
primeira mensagem.

Eu entendo o receio do pessoal em criar a versão UbuntuBR. Mesmo que
personalizamos o mínimo necessário (linguagens + drivers), como o
Álvaro "Turicas" disse, por si só já é um fork. Mas, na minha opnião,
é um esforço que vale a pena. Não vejo outro caminho melhor para o
sucesso. ;-)

Eu não comentei na minha primeira mensagem, mas a principal MOTIVAÇÃO
para tornar o Ubuntu mais BR é que, um usuário mais leigo, que não
domina nada de inglês, pode não conseguir sequer mudar a linguagem do
sistema dele para português_br, muito menos acessar um synaptic (em
inglês) para baixar pacotes de linguagens (isso quando ele tem acesso
à internet). Já vi isso acontecer com uma pessoa (aluno meu) na qual
entreguei o Desktop CD para ela avaliar.

Guilherme Paula disse:
> Com isso a pessoa precisaria de uma conexão com a internet rápida
> para pegar os pacotes.
> Acho que seria melhor a criação de um CD ADICIONAL, ou seja, seria usado
> após a instalação do Desktop CD.
A idéia do CD ADICIONAL pode ser boa, mas também demandará esforço de
manter e, esforço por esforço, acho melhor investir no UbuntuBR
(personalização em 1 CD apenas). Além do mais, cai no mesmo impasse da
motivação acima: o usuário pode não conseguir instalar o segundo CD,
pois, por padrão, está tudo em inglês. O segundo problema é o fato de
termos que sempre distribuir 2 CDs, o que já perde um pouco o mérito
do Ubuntu.

J.F. Mitre disse:
> No fundo, devido que passe de 10 MB. Isso não é muito.
Então. Que a nossa personalização fique em ~50MB. Será que não
conseguimos retirar 50 MB dos 700MB do Ubuntu padrão para encaixar a
nossa personalização e distribuir um único CD do nosso Ubuntu+BR?

Já disse que estou disposto a gastar algum esforço nesta idéia.
Preciso apenas de algum direcionamento para começar e, claro, apoio.
;-)

Um forte abraço,
Sávio Grossi
Analista de Sistema