[Ubuntu-BR] Re: Ubuntu mais BR? (Era: Re: Ola)

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Sábado Maio 13 00:01:35 UTC 2006

Guilherme, duas observações:

On 5/12/06, Guilherme Paula <guilhermepaula em gmail.com> wrote:

> Só não concordo com o seguinte:

> Com isso a pessoa precisaria de uma conexão com a internet rápida para
> pegar
> os pacotes.

Não, os pacotes de tradução estariam correlacionados  com o que já é
distribuido.
Logo, teria apenas temas e personalizações. No fundo, devido que passe de 10
MB. Isso não é muito. Em 1 hora um usuário de discada faz o serviço !!!

Acho que seria melhor a criação de um CD ADICIONAL, ou seja, seria usado
> após a instalação do Desktop CD.

Eu até concordo com tudo isso, mas lembre-se que um dos principais
apelativos do Ubuntu é o fato de ter um CD apenas

Nele conteria as traduções para o português do Brasil, seja dos pacotes
> inclusos no metapacote ubuntu-desktop, como os outros pacotes que são
> disponibilizados no repositório oficial.

Tá aí, as traduções novamente. Isso já é possível obter no esquema atual,
logo, fica "esquisito" ter um CD só para isso...

Também seria uma boa, já que esse CD não é oficial, a inclusão de drivers
> para os hardwares mais usados no país, como WinModens.
> Seria gerado um CD adicional a cada versão do Ubuntu.

Isso é a mas pura verdade... A falta de drives para os WinModens é o único
motivo pelo qual eu indico o Kurumin como primeira distro quando o usuário
possui discada.

Imagina se eu disser, primeiro você vai baixar uns 80 MB (de source de
kernel), depois você lê dois manuais (o do linmoden e o do wiki do ubuntu
ensinando a instalar o dito). Quando o usuário ver aquele monte de comandos
não vai conseguir assimilar as informações e deletará o ubuntu... existem
muitos conceito que para quem nunca usou linux torna inviável o processo.
Infelizmente.

Mas aí voltando a questão. E essa é complicada... sem o drive, sem net, sem
net, sem o drive.... Então como eu pego o CD ? Com outra pessoa,
certamente... nesse caso, ou seria um shipit nacional ou no vizinho! Não
seria mais interessante disponibilizar os debs isoladamente ? Dessa forma,
eu vou no "vizinho" pego o drive no arquivo .deb e levo para casa, mas não
todos os drives, apenas o que eu tiver que usar.... Isso teria mais ou menos
2 MB, não é muito !!!

É preciso ter um cuidado especial nessa questão. Cada vez que o kernel for
atualizado o usuário terá de atualizar os módulos ou usar o kernel antigo
que NÃO será o default. Como ler manual não é o forte do usuário, muita
gente vai dizer que ao atualizar o sistema isso fez perder a internet...

Agora, seria excepcional se houvesse os arquivos compilados do softmodens
para download. Eu decididamente investiria mais no ubuntu para o usuário de
1 vez que usa discada.

--
João Felipe Mitre
e-mail: jfmitre em gmail.com