[Ubuntu-BR] vmware

Ivan Brasil Fuzzer ivanbrasil em gmail.com
Quinta Maio 11 02:34:38 UTC 2006

Eu nunca testei com SATA, realmente sempre usei com IDE. Quanto a usar
com Windows XP é o que uso e existem opçoes para outras versões mais
novas do windows(incluindo uma versão experimental para o windows vista).

Um pequeno how to:

Primeiramente eu baixo a versão mais atual do site do vmware. Acho que
não é surpresa para ninguém que este produto é comercial e tem o seu preço.
A versão que pego é a workstation em tar.gz
Será necessário também o fonte do seu kernel que pode ser baixado via
apt-get. Eu usei o synaptic.
Desconpacte o arquivo baixado e entre na nova pasta criada.
Execute o arquivo vmware-install.pl como super usuario ou com o comando
sudo.
Eu deixo todas as informações padrão. Apenas informo o caminho correto
para os fontes do kernel.
No meu caso, os fontes se encontram em /usr/src/kernel-source-2.6.11/include
Após instalado rodo o programa "sudo /usr/bin/vmware"

Com o programa rodando eu começo a montar minha máquina virtual.
Na primeira tela não tem o que escolher, apenas de "Next".
Na segunda tela escolha a opção "Typical"
Em seguida escolha o seu sistema operacional que já está instalado
Agora informe um nome e um local onde serão salvos os arquivos da
imagem(tenha calma, esse é um passo necessário).
A próxima informação é sobre a conexão de rede, faça a sua escolha.
Agora escolha o tamanho do seu disco virtual e encerre a configuração.
Agora temos o pulo do gato(só funciona assim comigo)
Selecione a imagem criada e vá no botão "Edit virtual machine settings".
Selecione o Hard disk que você criou anteriormente e remova da lista. Vá
em "Add" e adicione um novo disco rígido. Na próxima tela escolha "Use a
physical disk(for advanced users). Uma mensagem de alerta será mostrada,
é só dar "OK". Especifique em qual dispositivo está instalado seu
windows(apenas /dev/hda ou /dev/hdb ..., isso conforme a sua
configuração) e deixe marcada a opção "Use entire disk". Na tela que diz
"Disk File" eu deixo o padrão.
Finalize e de "OK"
Agora vá em Power on this virtual machine"
Pronto, o grub será mostrado e você poderá iniciar o seu windows
normalmente(Um tanto quanto mais lento, o que é totalmente normal pelo
compartilhamento de recursos).
Alguém teste com um HD SATA e reporte qualquer problema ou sucesso.
Se o texto ficou confuso, me desculpem. Não sou bom em escrever e nunca
fiz um how to.

Espero que funcione para todos que tentarem.