[Ubuntu-BR] Boot

hamacker sirhamacker em vidy.com.br
Terça Maio 9 13:08:05 UTC 2006

Quando o grub nao aparece mais, a causa foi o setor MBR do disco ter
sido sobregravado. Isso acontece normalmente quando se instala o windows
(ele apaga o MBR) ou quando o micro contrai um virus que se aloja
justamente no MBR (ué, comportamente semelhante ao windows quem diria).

Há outras causas, algumas BIOS tem a opção de proteger a MBR (para o
caso justamente de virus) e neste caso voce termina a instalacao do
linux e o grub se instala na MBR, mas a sobregravacao é desfeita pela
BIOS. No caso do Linux isso é grave porque normalmente a particao ativa
não é root (/). No windows vai fazer pouca diferença porque a primeira
particacao quase sempre é a ativa e se nao me engano é sempre nela que o
windows se instala. Esse negocio da BIOS proteger a MBR é decadente
porque muitos virus (e até o Windows XP) já sabem desligar essa proteção
quando vão ser instalados lá.

Agora quando o grub aparece, mas não carrega o linux entao aí já é falha
do mecanismo de inicializacao pós-grub, que podem ser diversas coisas :
- a particao root não foi encontrada, etc... Normalmente ocorre por
falha no disco/particao
- a situação na ordem dos discos mudou desde o ultimo boot
- ultimamente muita gente usa aqueles bootsplash (animacao no boot) e
esquece que ele passa a ser uma pré-dependencia do boot, já aconteceu de
ao mudar a versao do kernel e nao copiar a figura do bootsplash o grub
simplesmente deixar de ser carregado (um absurdo!), a resolução é
desativar o bootsplash no arq de configuracao ou ficar atento as
mudanças de kernel.
- Suporte a placa-mae necessita de algumas resolucoes que devem ser
ativadas e/ou desativadas no carregamento do kernel como VGA, APIC,
ACPI,... neste caso é preciso passar parametros para o kernel
ativando/desativando certos recursos.

Todos os problemas acima podem ser resolvidos pelo próprio grub que tem
comandos próprios e um shell, mas tem que ser astro de missao impossivel
para desvenda-los. O comando mais usado é "E" (editar) onde voce pode
passar parametros para a linha de boot, desativando/ativando o splash,
vga=ask, noacpi, noapic,...

[]'s e sucesso.