Re: [Ubuntu-BR] *********Questão de Honra para Nossa Comunidade*********

Artur Oliveira Gomes artur.o.gomes em gmail.com
Segunda Maio 8 14:30:59 UTC 2006

De fato,

A questão elétrica é de muita importância tendo em vista que os equipamentos
se tornam instáveis com oscilação da rede elétrica.
Mas nisso tem um porém: enquanto você prestava suporte isso não acontecia.
Por que agora acontece?
Outra coisa, tente fazer um sistema que possa ter o "mínimo de conforto"
para se trabalhar. Onde eu quero chegar? Tente fazer como deram a dica:
comece por baixo. Acredite, colocar é melhor do que tirar. Tirando você sem
querer pode estar tirando material importante para o sistema, mas que você
julga desnecessário.
Vá instalando os pacotes que você espera que usem, e não tire o que não vão
usar.
Pegue uma máquina, isole ela, colocando no-break (se possível), teste as
voltagens enquanto você trabalha. Veja também os processos que estão rodando
no sistema...
Pense direitinho sobre a questão dos logs, que é fundamental no linux. Logs
são o que diferenciam o Windows do Linux. Você não puxa os cabelos para
tentar descobrir o que acontece. os Logs acusam tudo.
Não dê o braço a torcer, mesmo que você precise reinstalar as máquinas. Se
forem iguais em configuração user o UDPCAST para clonar os hds, isso vai
facilitar monstruosamente seu trabalho.
Tente manter seu sistema sempre atualizado, se for o caso, faça um
repositório ubuntu no local para evitar o trafego externo.
Eu trabalho em um departamento de informática da universidade federal aqui
do RN. Temos em torno de 200 máquinas. Vários laboratórios.
Alguns eu já to conseguindo colocar ubuntu, e fiz essa padronização usando o
UDPCAST para transferir dados. Fiz o repositório ubuntu também.
Tudo isso facilita a minha vida na hora de fazer manutenção no computador.

Qualquer dúvida, aperreia aí.

Artur Gomes.

2006/5/8, Fabio A Mazzarino <fabio.mazzarino em gmail.com>:

> Rapaz:
>
> Verifique algumas coisas:
>
> 1. Superaquecimento:
> 1.1. Fonte (mais comum)
> 1.2. Processador
> 1.3. Gabinete
>
> 2. Estabilidade da rede elétrica e qualidade dos estabilizadores
>
> 3. Qualidade das fontes.
>

> Muitas vezes perdas de dados e travamentos são devidos a falhas de
> alimentação, essas falhas podem ocorrer em caso de superaquecimento,
> ou no caso de falha na alimentação, ou no pior dos casos, falha no
> funcionamento da fonte (ou seja, comprou merda).

> [...]

Artur Oliveira Gomes