[Ubuntu-BR] software de particionamento

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Sábado Maio 6 00:41:51 UTC 2006

Ribas, você pode usar o parted, ou seja, terminal... é um dos casos em que
eu confio mais no texto do que no gráfico.

Outra coisa, toda vez que eu tentei usar o Gparted (ou o QTparted que eu
prefiro) em partições ntfs eu tenho problema. Como o windows nunca consegue
defragmentar direito esse softwares possuem limites... para modificar
windows com o ntfs eu uso o comando de terminal, ntfsrezise. Por que eu digo
que o (G|QT)parted me dá problemas, por que o ntfsresize é o comando chamado
para esse fim pelo (G|QT)parted. o ntfsresize no terminal me permite
modificar o tamanho da partição "independente" do nível de fragmentação. É
independente entre aspas mesmo, por que no fundo a gente sabe que existe uma
certa dependência, mas eu nunca senti isso. Mesmo sem defragmentar (algo que
não recomendo) eu já consegui redimensionar uma partição de 80 para 20 GB.
Nunca consegui fazer isso pelas interfaces gráficas.
Quer o melhor ? o ntfsresize possui um dos mais simples "man page" que eu já
vi no mundo linux. Claro, objetivo e muito simples.

Ah! para compilar programas qt não defina a variável QTDIR
export QTDIR=/usr/share/qt3

Isso evita muita dor de cabeça (eu costumo colocar ela no .bashrc)

[ ]'s
J. F. Mitre

--
João Felipe Mitre