Re: [Ubuntu-BR] Aptitude ou APT? Essa é a questao...

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Quarta Maio 3 14:27:18 UTC 2006

> gosto ms do apt-get ps ele instala os pacotes e as dependencias
necessarias
> pro que voce quer somente, enquanto o aptitude instala alem do que voce
> deseja e suas dependencias uma quantidade inutil de pacotes achando que um
> dia talves quem sabe voce possa pensar em usar, isso pode trazer alguns
> problemas ao sistema alem de ocupar mto espaço em disco.

Eu não sabia disso.
Pelo que sempre li, o aptitude é apenas um front-end para o apt.
Ou seja, usar o aptitude ou o apt-get para instalar programas, teoricamente,
dá na mesma.
Quem gerencia dependências e o que vai ser instalado ou não é sempre o apt.
O aptitude é só uma forma bonitinha de mostrar as coisas ao usuário em modo
texto, com similaridades do mutt.
O aptitude facilita muito na hora de:
- fazer buscas por pacotes;
- visualizar change-logs;
- visualizar dependências.

> Essa eh a minha opiniao.

Esta é a minha. Só não julguem como verdade absoluta. O pessoal do Ubuntu
pode ter posto coisas no aptitude que no Debian não tinha.
Pra mim, sempre deu exatamente na mesma.

Pra quem gosta de instalar as coisas na "unha" o melhor é usar o dpkg.
dpkg só instala o pacote que você quer.
Você pode forçar um pacote a passar por cima das dependências sem
instalá-las usando a opção dpkg --force-all pacote.deb
Todavia, não recomendo isso.

Abraços!
Flavio.