[Ubuntu-BR] Problemas de codificação no gnome

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Segunda Maio 1 04:01:26 UTC 2006

Senhores,
Quando instalei o Ubuntu 5.10 uma das primeiras coisas que fiz foi modificar
a codificação do sistema de UTF-8 para ISO-8859-1 usando sudo
dpkg-reconfigure locales. Funcionou perfeitamente, todo o sistema Gnome, KDE
e terminal, etc estava em perfeito funcionamento.
Aí eu fiz o upgrade para a Dapper. Bem, no começo eu achei que fosse um
problema localizado, mas depois descobri que não é.
Apesar do KDE, do Console (tanto em modo texto quando no terminal) estarem
um ISO-8859-1 o Gnome não está. Ele "teima" em usar o UTF-8.
Assim, quando eu logo no Gnome e digito "locale" o que tenho é "pt_BR" para
todas as variáveis, mas quando eu estou no nautilus e crio um arquivo ele é
criado como UTF-8. Como eu sei disso ? Simples, eu crio um arquivo chamado
"téste" (e que o português me perdoe) pelo Nautilus ele aparece com
caracteres estranhos ao digitar "ls" no gnome-terminal. o mesmo acontece ao
contrário...

Eu encontrei dezenas de referências a esse problema em relação ao "Debian",
mas nenhuma em relação ao Ubuntu e nenhuma solução para o problema, ou
melhor, acho que os desenvolvedores encontraram uma solução para o
Debian-CDD que foi fazer o sistema inteiro ficar em UTF-8 (o que eu não
quero!)

Bem, estou em busca de uma solução para esse problema ou até mesmo, uma
confirmação se isso é um problema de configuração ou um bug do sistema.
Estranhei que ninguém que tenha feito o upgrade para Dapper tenha encontrado
esse problema (todo mundo usa utf-8 ? Seria o caso de EU pensar em mudar ?).
Dessa forma imagino que o problema seja comigo... alguma idéia ?

A única coisa que tentei até o momento de diferente foi :

       adicionar ao /etc/profile.

       # GNOME português-br
       export LC_ALL=pt_BR
       export LANG=pt_BR
       export LC_CTYPE=ISO-8859-1
       export LESSCHARSET=latin1

Extraido de uma solução para esse mesmo problema para o Debian-CDD, mas não
deu certo. aliás, não deu certo nem para todas as versões dos programas (
http://cdd.debian-br.org/project/ticket/242 ).

Eu também publiquei uma imagem do meu problema em uma página da internet...

http://jfmitre.googlepages.com/problemascodificacaognome

Observe na figura que alguns caracteres estão sendo exibidos corretamente,
enquando outros não. No terminal dá para ver exatamente a codificação do
sistema (o que é possivel com o locale). (usando "view imagem" do navegador
é possível o desktop completo)

Qualquer apontamento de solução será muito bem vindo.

Obrigado
J. F. Mitre

--
João Felipe Mitre