Re: [Ubuntu-BR] [meu velox não conecta]

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Sexta Março 17 15:57:45 UTC 2006

> Flavio, sem o endereco mac nao há conectividade de rede, pq o mac é o
> endereco fisico da sua placa, quando um pacote chega no router ele na
> verdade nao manda para um IP, e sim para o endereco mac correspondente a
> ele, é assim a comunicacao nas camadas mais baixas.

Tudo bem, sua explicação faz sentido, a comunicação em baixo nível até
poderia ser assim...
Então como é que placas de rede antigas funcionam, sem ter um MAC-Address
especificado?
Eu mesmo tenho várias! Ahá!!!

> realmente nao se usa o arp por uma simples razao, o servico das camadas
mais
> baixas deve ser transparante, o tcpip conta que ele está ok e pra falar a
> verdade esse caso que citei foi o unico problema que precisei usar o arp,
> resumindo, nao é bug do SO(eu acho), pois acontece somente nesse modem
isso.

Eu imagino que não seja um bug do SO mesmo.
Tem algo errado na configuração ou há um problema de hardware.

O arp até pode ser tentado na situação dele, o que importa é que ele já fez
funcionar uma vez com o Kurumin e o MAC-Address não foi necessário (aliás
ele só o é nas situações que falei no e-mail anterior e não são parte do
tópico). Acho que é mera configuração do endereço IP e da rota pro gateway
padrão.

Uma vez tendo uma pilha TCP/IP funcionando, a máquina não escutará mais os
pacotes de para MAC-Addresses, mas sim para o IP. É para isso que o TCP/IP
foi inventado, para facilitar a vida e organizar as estruturas de rede, num
mundo onde milhões de máquinas estão conectadas.

Ou, talvez, haja um problema de hardware mesmo...

Sugiro checar o arquivo /etc/hosts e verificar se não tem nenhuma entrada
pro IP do modem com um nome diferente, que poderia causar problemas.

Eu faria o seguinte:
Configure a rede para IP estático assim:
Endereço de IP: 192.168.254.1
Máscara de rede: 255.255.255.0
Broadcast: 192.168.254.255
Apague o gateway padrão
Apague entradas de DNS

Reinicie a máquina (ou pelo menos a rede com ifconfig) e siga estas dicas:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=483

Abraço!
Flavio.