Re: [Ubuntu-BR] [meu velox não conecta]

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Sexta Março 17 13:25:47 UTC 2006

Oi Nilson

> Leia a sintaxe do arp e vc vai ver que nao só troca mas tambem adiciona,
se
> ele nao tem na tabela arp o endereco mac do modem ele nao vai conseguir
> comunicacao pois o protocolo IP depende disso.
> Resumindo: nao adianta nada mecher em dhcp, ip, rotas, whatever, se na
> camada mais baixa (MAC) nao tem comunicacao.

Desculpe, mas deve haver alguma confusão...
O protocolo TCP/IP não depende em nada do MAC-Address até porque placas
muito antigas nem o tinham setado (eram 00:00:00:00:00:00)
MAC-Address é interessante para identificar um computador específico numa
rede grande, quando se usam IPs fixos e um DHCP designa esses IPs. Eu mesmo
uso isso em uma rede que montei, nem uso o ARP, os MAC Addresses estão no
dhcpd.conf do servidor para determinar o IP de cada máquina. Outra função do
MAC-Address é o "Wake on lan" quando uma máquina é setada na Bios para isso.
Você manda o sinal de "Wake" pela rede usando o MAC-Address, mas continua
não tendo relação com o TCP/IP (o endereço IP vai depois da máquina
"levantada")

Não acredito que especificar o MAC do modem para o Ubuntu resolva alguma
coisa, todavia, é uma tentativa. Por favor, postem aqui se eu estiver
errado!

Abraço!
Flavio.