[Ubuntu-BR] listar programas instalados

Sexta Março 17 13:20:55 UTC 2006

Olha cara, não sendo pessimista, mas você NÃO tem como saber TODOS os
programas instalados em uma distro Linux.
Basicamente, todos os que estão /bin, /usr/bin, /usr/local/,
/opt/qualquercoisa são programas executáveis instalados. As respostas a esta
thread, até agora falam apenas dos pacotes, mas pacote não é programa, pois
pacote pode conter vários programas (ex.: build-essentials)  ou mesmo vários
pacotes instalam apenas um programa (ex: openoffice.org-xxxx). E ainda tem
mais, se o cara instalou coisas como usuário, eles somente vão aparecer na
pasta do usuário. Se instalou com configure,  make e make install, não vai
aparecer em canto nenhum. Esse é um problema de distos Linux: ao contrário
de outros SOs, como o Windows e o MacOS que tem todo um jeito (e único) de
se instalar programas e, por conseguinte, um jeito único de desinstalar (ou
seja, um banco de dados único e centralizado de controle das aplicações
instaladas), o Linux não dispõe disso e, pelo menos até hoje, nunca vi uma
maneira de se saber EXATAMENTE, o que tem numa distro Linux qualquer...

André Cavalcante
Manaus, AM.