[Ubuntu-BR] Install Fest no Rio de Janeiro

KurtKraut ubuntu em kurtkraut.net
Sexta Março 17 12:17:52 UTC 2006

Aloha,

###  IDADE ###

O Rio de Janeiro é o estado que possui o juizado de menores mais
radical do Brasil. Aqui menores de idade não podem jogar conter-strike
POR LEI fora de casa, nem podem entrar em LAN HOUSES. Também em certos
horários, menores NÃO podem estar presentes em locais que vendem
bebida alcólica MESMO QUE acompanhado de seus pais.

Aqui no Rio de Janeiro as revistas eróticas não podem ser vendidas com
a capa exposta. Somente o título pode aparecer e todo o resto é
tampado com papel opaco.

E no wiki nem sugiro uma restrição de idade e sim que menores de 14
não podem estar desacompanhados dos pais. E o ideal era que menores de
18 nem pudessem participar do evento, por uma questão simples: vai que
um rapaz de 17 por exemplo, leva a máquina para o Install Fest, diz
que quer se livrar do Windows, apagam tudo e deixam ele só com o
Ubuntu no HD. O pai dele, furioso por seus documentos terem sido
apagados, processam a organização do evento pelo dano causado.

Aí teria a nossa defesa tradicional: 'o rapaz assinou o termo de
responsabilidade'. Tenho medo de que o pai possa alegar que um menor
de idade não está apto a assinar um termo desse e a se responsabilizar
por um bem durável como um computador. E ter uma situação dessa onde a
lei trata os menores como expliquei anteriormente é um tanto quanto
preocupante.

Portanto, admitir que menores de 18 participem do evento já é um
grande risco, menores de 14 então é correr um risco MUITO grande,
risco que por enquanto pretendo correr, mas na presença dos pais ;P

### LOCALIZAÇÃO ###

Estou com dificuldade de pilotar telefone. e algum carioca pudesse
ajudar eu ficaria grato. Mas universidades são geralmente os melhores
lugares. As particulares geralmente tem o problema do tráfego de CPU.
É o caso da PUC: na PUC qualquer CPU pode entrar no prédio, porém,
para sair, cada CPU terá que ter uma autorização por escrito por um
determinado escalão da universidade atestando que o CPU não foi
roubado da universidade.

### QUESTÃO FINANCEIRA ###

Acho difícil que apenas um patrocinador consiga custear o evento.
Precisaríamos de no mínimo 2. Também estou ainda na dificuldade de
pilotar telefone. Como ainda não se especula sequer um local, que é o
item número um, ainda não via  questão financeira, que estou mantendo
em prioridade 2. Mas quanto menos onerar o visitante, melhor, embora
ache isso muito difícil de ocorrer.

Mais uma vez uma convocação aos cariocas: me ajudem a achar patrocinadores.

Valeu por levantar sua opinião a respeito do evento. Isso ajuda a
amadurecer as idéias.

Abraços,