Re: [Ubuntu-BR] [OT] Como medir o consumo elétrico de um CPU ?

Quarta Março 8 14:44:28 UTC 2006

Cara, se não quer esquentar a cabeça, vai numa casa de equipamentos
elétricos e compra um medidor (+- R$200,00), liga na tomada e na saída do
medidor, liga a CPU. Dependendo do medidor, cê vai ter que montar os plugs
de ligação (as tomadas). Então, cria uma planilha (pode ser em modo texto
mesmo) no micro e vai anotando a data e o valor da medida. Depois é só
calcular o valor em R$ de acordo com a tarifa da concessionária.
Dá pra fazer gambiarras do tipo pega um multímetro, mede a tensão da rede
(com a CPU ligada) por um tempo. Faz várias leituras e tira uma média.
Depois pega o mesmo multímetro e deixa ele como amperímetro ligado ao
equipamento todo o tempo. Faz a planilha acima e marca as leituras, só que
antes de calcular os R$ você vai ter que calcular a potência (tensão x
corrente), assumindo que o equipamento fique 24x7 ou o que ficar ligado.
Se você tiver dois multímetros disponíveis, faz a medida mais acurada, pois
terá duas leituras (a da tensão e da corrente).

André Cavalcante
Manaus, AM.