Re: [Ubuntu-BR] [OT] Como medir o consumo elétrico de um CPU ?

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Segunda Março 6 18:11:09 UTC 2006

 Pessoal:

 Eu calculo que um servidor de 500 W custa cerca de R$ 120/mês (no
máximo), varia de acordo com operadora de energia elétrica e com o
nível de utilização dos periféricos. Se vc usa muito disco, ou só
placa de rede, coisas do tipo.

 O esquema pra calcular o consumo *máximo* é assim.

 Pot. do Equip x Num. de horas ligado

 Em um mês o servidor fica ligado 24 hs/dia x 30 dias = 720 hs

 Assim, um servidor de 500 W:
 500 W x 720 hs = 360 kWh

 Aí vc multiplica pelo preço por kWh que a sua operadora informar.

 Porém vc tem que tomar cuidado com alguns detalhes:
 1. Qto maior o consumo maior o preço do kWh
 2. Cuidado com os impostos, podem passar dos 40% e quem tem que pagar é vc.

 Agora é só fazer a conta. Mas com certeza vai dar menos.

 Fabio

On 3/5/06, otavio augusto viegas <otavio em viegas.adm.br> wrote:
> O que você calculou ai foi a potência máxima que a fonte consumiria  com uma
> corrente de dez amperes. Isso não acontece. A maioria das fontes vendidas no
> mercado se dizem de 400 ou 500 W. Mas na verdade não conseguem fornecer toda
> essa potência.
>
> Ainda tem outra coisa, muitas fontes separam a potência para varias saidas.
> Assim tem um potencia para placa  mãe, outra para os discos etc.
>
> Na linux magazine, em um artigo em como montar um servidor skype em casa, diz
> que um micro moderno gasta de 50 a  100 W, sem monitor e penduricalhos.

> [...]

Não existem Killer Applications de Código Aberto em Java. Ajude a
provar o contrário:
http://drupal.gulivap.org/?q=node/106