[Ubuntu-BR] [meu velox não conecta]

Raul Pereira da Silva contato em raulpereira.com
Segunda Março 6 14:07:07 UTC 2006

Oi Pessoal,

Primeiramente gostaria de me apresentar, pois sou novo na lista. Sou
desenvolvedor java e entendo um pouco de C/C++ e estou entrando no
mundo linux agora.

Primeiramente vou descrever meu procedimento de instalação e o q
aconteceu no decorrer:

- instalei o ubuntu 5.10 no meu micro, com hd de 40, utilizando o
particionador default q ele tem em seu cd de instalação, utilizei a
configuração padrão que ele sugere, onde era 1Gb e pouco de swap e o
resto para a raiz "\".

- durante a instalação em um momento existe a configuração do dhcp,
onde nesta deu erro em todas as vezes, até que falei q iria configurar
mais tarde e deixei rolar a instalação.

- finalizada a instalação, configurei a placa de rede como dhcp, e
tentei utilizar o pppoeconf, via linha de comando. Este executava e
aparecia uma barra de progresso q ao final me mandava uma mensagem
dizendo q não conseguiu conexão.

- visto que na casa da minha namorada ela conseguia instalar e se
conectar resolvi fazer a única coisa q era diferente nas instalações
dela com as minhas que era configurar o meu modem para router. Após
ter configurado na casa dela trouxe meu modem de volta e novamente
nada funciona.

- resolvi levar meu gabinete para a casa dela ... isso pq la teria
como fazer albuma pesquisa na net para descobrir o problema ...
reinstalamos o ubuntu e como o modem estava ligado tudo foi instalado
sem problemas. Testamos a mesma situação que encontrasse na minha casa
q é:  micro + placa de rede + cabo rede + modem + linha telefonica,
desligamos tudos religamos tudo e perfeito. Como era de se esperar.

- trouxe meu modem e micro devolta para casa e por minha surpresa nada
funciona, faço um ping para meu modem e tenho como resposta:
"Destination Unreachable", ifconfig esta mostrando configurações
aparentemente corretas e tudo mais, desconfiei do cabo de rede mais o
mesmo já foi trocado pelo mesmo usado na casa de minha namorada ... e
picas!!

- como último teste resolvi rodar o kurumin no meu micro via cd mesmo
e tentar me conectar, consegui somente depois de configurar via pump
ou dhcpcd, o q a meu ver nem seria necessário afinal estou com o modem
em modo router agora. Constatei q ambos os programas não existem no
ubuntu e com isso tentei apreender fuçando na net pelo kurumim como
fazer na mão.

- via kurumim eu consigo entrar na net fazendo os seguintes passos na
mão via linha de comando com meu modem roteado, mas no ubuntu não,
veja a seguir:
    @ sudo ifconfig 192.168.254.1 netmask 255.255.255.0 broadcast
192.168.254.255 up
    @ sudo route add default gw 192.168.254.254
    @ cd /etc/
    @ sudo gedit resolv.conf e acrescento um namespace para configurar o dns
        como 192.168.254.254 e salvo o arquivo.

- Enfim kurumin assim como relatei no tópico anterior vai no ubuntu
não, alguém faz idéia do q pode estar acontecendo? ou o q preciso
fazer? Pq diabos na casa da minha namorada funciona usando o mesmo
equipamento e na minha não, tem alguma razão lógica pra isso?

Até agora estou com uma grande interrogação na cabeça, a sim me
desculpe o email extenso, mas precisava relatar tudo para vcs
entenderem o meu peculiar problema. Para acrecentar, utilizo velox
como banda larga, oi como provedor e o ip de meu modem roteado é
192.168.254.254, não sei se pode ter algo haver mas taí so para
acrescentar.

[]'s a todos e muito grato pela
paciência.
rAuL pErEiRa Da SiLvA
Tecgraf/PUC-Rio - Tecnologia em Computação Gráfica
cargo: Analista de Sistemas Pleno
tel.:  +55-21-2512-8428 / e-mail (trb): rsilva em tecgraf.puc-rio.br
cel.: +55-21-9393-8973 / e-mail (pes):  contato em raulpereira.com
msn: contato em raulpereira.com / icq: 109889195
webSite: www.rAuLpErEiRa.com