[Ubuntu-BR] [OT] Como medir o consumo elétrico de um CPU ?

otavio augusto viegas otavio em viegas.adm.br
Domingo Março 5 18:15:29 UTC 2006

O que você calculou ai foi a potência máxima que a fonte consumiria  com uma
corrente de dez amperes. Isso não acontece. A maioria das fontes vendidas no
mercado se dizem de 400 ou 500 W. Mas na verdade não conseguem fornecer toda
essa potência.

Ainda tem outra coisa, muitas fontes separam a potência para varias saidas.
Assim tem um potencia para placa  mãe, outra para os discos etc.

Na linux magazine, em um artigo em como montar um servidor skype em casa, diz
que um micro moderno gasta de 50 a  100 W, sem monitor e penduricalhos.

Mas a única forma de ter certeza do consumo é medindo a corrente que está
passando no cabo de força do micro. Para isso é necessário cortar o fio fase
(cuidado para não cortar o terra, não deve passar corrente por ali) e ligar o
amperimetro em série. De boot no micro, rode alguns programas e observe
quantos amperes ele esta medindo. Imagino que essa medida não deve variar
muito. O que gasta mais energia são os coolers da fonte e do processador.
além do calor gerado na fonte. Por isso, o uso do disco não deve gastar
muito. Isso se for um disco. Se vc montar um servidor de backup com seis
discos, o negócio pode mudar de figura.

Seguindo o  que disse a revista, o gasto mensal seria de 36 a 72 KWh.

0,05 KW x 24h x 30 a 0,01 KW x 24h x 36

[]s

Otávio