[Ubuntu-BR] Tamanho ideal de memória swap

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Sexta Junho 23 02:07:19 UTC 2006

Errei: no item c), sobre hibernação, eu deveria ter escrito notebooks :)
Se você não usa o Suspend-to-disk, então está de bom tamanho. O fato do HD
estar aceso é preocupante, temos que confirmar que é o swap. Nestas horas,
de grande intensidade do HD, verifique com os comandos free ou vmstat se
o swap está mesmo sendo utilizado. Um outro local interessante de ser
pesquisado é o /var/log/syslog. Uma explicação possível é que, se você não
fica com o notebook muito tempo ligado no Linux, aquelas tarefas que eu
disse que devem ocorrer esporadicamente (como o updatedb, no item e)
possam estar ocorrendo durante o tempo que você observou. O anacron é o
responável por isto: verifique ou com o top ou com  ps aux, os processos
que estã o rodando neste momento.

[]s