[Ubuntu-BR] Tamanho ideal de memória swap

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Quinta Junho 22 23:34:18 UTC 2006

On Wed, 21 Jun 2006, Antonio Martins wrote:
> Essa é uma dúvida que tenho desde que comecei a me interessar pelo linux. Até
> agora não vi um consenso a respeito. Alguns dizem que deve ser o dobro da
> memória ram, outros dizem que é isso aí mas limitado a 512 mb de swap, outros
> tambem dizem que se a ram for maior do que 512 mb, bastam 256 de swap. Acho
> que depende da utilização que será dada ao equipamento. Na primeira

Esta é uma pergunta que sempre causa polêmica e está exaustivamente
discutida no histórico da lista. Porém algumas conclusões são fatos:
   a) o swap depende da utilização: servidores precisam mais de swap que
desktops, em geral.
   b) alguns usos de desktop, como manipulação de grandes imagens e
grandes matrizes em cálculo numérico, precisam de swap.
   c) uma das alternativas para hibernação em desktops, copia toda a
memória em uso para uma partição de swap, o que obriga a ter a swap maior que a RAM.
   d) duas  vezes a RAM pode ser interessante para desenvolvedores do
kernel se optarem para um dump da memória em disco. Aliás, esta é a razão para a
lenda de swap ser duas vezes a RAM: antigamente os SOs faziam uma cópia da
RAM em disco, daí a necessidade de área extra para "aumentar" a memória.
   e) é possível, a partir do kernel 2.6, controlar a tendência para ir ao
swap (vm.swappiness), ou seja, a área de swap não é só usada quando falta
memória (embora seja um boa aproximação pensar assim). Mesmo quando a
memória não está totalmente ocupada, o sistema pode querer jogar alguns
processos para o disco. Existe uma experiência fácil de fazer: deixe seu
computador ligado durante à noite com o Gimp, OpenOffice e Firefox: alguns
processos que ocupam bastante memória são agendados para rodar de manhã
cedo (updatedb, etc.). Ao tentar acessar seu computador na manhã seguinte,
você vai notar uma demora maior e intenso acesso ao disco. Isto é porque
seus processos que você deixou abertos foram jogados para a swap.

A partir daí, tire você mesmo suas conclusões. Vale lembrar que o tamanho
do HD é fundamental para a decisão do tamanho da swap. Se eue pegar um HD
com mais de 80Gb, coloco 1Gb para Swap sem dó, a não ser que onotebook
tenha 1Gb, que é quando coloco 1.5~2 Gb de swap

[]s
--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física