[Ubuntu-BR] Travamentos no Ubuntu - SOCORRO!!!

Quinta Junho 15 14:33:51 UTC 2006

Olá, gente!!!

Bem, tô de volta com o meu antigo problema. Sei que é alguma configuração,
provavelmente no Xorg mas ainda sou um novato nisso, por isso, recorro à
lista.

Tenho um conjunto de 19 máquinas IBM ThingCentre (M/T 8188-NP3), P4 2,8G,
512M,HD de 80G. Tudo on-board: lan, modem, video; placa mãe Intel.
Tô usando dual-boot (Windows/Linux) com grub gerenciando.

Bom, o problema é que não consigo usar o Ubuntu por muito tempo. De tempos
em tempos (algumas horas) o Ubuntu trava - na verdade ele fica tão lento que
um simples login num terminal chega a durar 15 min para ser executado!

Já dei um top quando aconteceu o último "travamento" e ele não acusa nada em
%CPU, na verdade fica tudo 0.0. É como se o sistema estivesse em um
deathlock, ou algo parecido. O problema fica notório quando deixo a máquina
ligada de um dia pro outro: com ou sem proteção de tela ele acontece o
travamento.

Entretanto o tempo entre travamentos é aleatório. Já ocorreram travamentos
quase seguindos, coisa de minutos e já consegui usar o Ubuntu por 2 dias...

Pesquisei no site da IBM e eles tem um monte de atualizações do firmware da
maquina (bios, lan, vídeo etc.). Fiz as atualizações.

Não é problema no hardware porque o Windows funciona sem travamentos e já
colocamos o Fedora que também funciona redondo. Mas eu queria usar o UBUNTU!

Fucei no google linux por ThinkCentre e Ubuntu e achei uma lista onde um
cara reclamava da mesma coisa nos EUA.
Ele atualizou o firmware e depois usoi acpi=on e apm=off no boot. Segundo
ele isso ele havia lido do site da IBM, mas não havia funcionado. O problema
é que essas opções são a padrão do sistema, logo, não funcionariam mesmo.

É o seguinte, onde posso encontrar informações no sistema (logs ou coisa
assim) que me levem a alguma coisa que eu possa configurar/pesquisar pra
tentar resolver este problema?

Detalhe: estou usando o Dapper agora, mas já tentei com o Brezze e nada!

André Cavalcante
Manaus, AM.