Re: [Ubuntu-BR] dificuldade de instalação Dapper em 64 bits

Aldo Nogueira aldo.nogueira em gmail.com
Quarta Junho 14 13:20:03 UTC 2006

Agora vem o cara chato para estragar a festa.

Comprei um Sempron64 animado com a idéia de colocar Ubuntu AMD64 nele.
Coloquei o Breezy 64, na época, e estava disposto a migrar
definitivamente assim que resolvesse os problemas básicos. Não
consegui. O Java da sun para 64 tem performance inaceitável e não tem
plugin para Firefox. Usar Eclipse assim foi péssimo. Não existe plugin
para Flash. Mais uma vez, a culpa é do maldito software proprietário.
O resto do sistema, entretanto, funcionou legal, incluindo drivers da
nvidia que, por acaso, funcionaram melhor que no 32bits, pois o AGP
não trava o sistema.

Mas no meio dessa briga, eis que me pergunto "Porque usar 64 bits? Eu
só tenho 512mb." A conclusão que cheguei foi que não vale o esforço.
Tudo bem, eu poderia emular 32 bits e rodar os plugins de Java e Flash
de 32 mesmo, mas pra que? Usar a distribuição de 32 bits é muito mais
prático. E os codecs de vídeo? De novo, o que eu ganho com o 64? Nada.
Neca de pitibiriba, em português claro. Aliás eu perco. Além da
incompatibilidade de software, cada ponteiro nessa arquitetura tem 8
bytes em vez de 4. Gasta-se mais memória.

Tentei de novo migrar para 64 agora com o lançamento do Dapper, mas
desisti. To usando Dapper 32. Devo colocar o Dapper 64 numa outra
partição e fazer alguns testes, mas por enquanto fico no 32 mesmo.

Alguém discorda?

Aldo