[Ubuntu-BR] Minhas impressões sobre o Dapper

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Terça Junho 13 23:05:59 UTC 2006

pruonckk le punk escreveu:
> Antes de lerem oque esta escrito abaixo, eu gostaria de dizer que não
> tenho intenção de criar nenhum tipo de flame, só quis ajudar no que foi
> falado a respeito de distribuições

Nem eu. Frequento listas de linux desde 1995 ;)

> talvez para que voce possa querer instalar as aplicações como apache,
> mysql e outras coisas que não vem no CD da versão comum

Não, não é isto. Quem tem servidor, tem acesso a internet, aí basta
baixar os pacotes.

> Isso é apenas um critério voltado para melhorar o desempenho do kernel,
> afinal o cd é o mesmo, os pacotes são os mesmos, porém voce pode
> escolher sertos tipos de fabricantes, oque faz com que seja alterado o
> kernel e trazendo algumas poucas aplicações extras que em alguns casos
> são homologadas, afinal, para que vou querer driver scsi, no meu desktop
> que só tem ide (isso é apenas um exemplo)

No seu desktop tem os drivers scsi compilados, se você usa o kernel
default do Ubuntu. E quem disse que SCSI é só para desktop ???  O kernel
é o mesmo e as  atualizações são as mesmas. Não estamos falando do
FreeBSD  onde a  distribuição e o kernel  são amarradas.   O Ubuntu é
voltado para servers também....

> [...]
> de versão tão recente quanto desktops, alem é claro de que, se a ubuntu
> colocar em seu sistema versões novas dos softwares, tudo bem, então eles
> poderão usar o dapper por 3 anos como desktop, mas quando sair o kde 4
> ou daqui a 3 anos sabe deus em que versão o gnome vai estar, voce ainda
> vai querer usar a versão que esta ai hoje ?
>
> Pode muito bem ser usado por todo este tempo sim, assim como o woody
> foi, porém éra dificil você ver alguem usando woody em desktop, ja que
> os softwares pra desktop éram antigos de mais para os padrões de desktop

Eu não vou procurar o que acha a InfoExame.  Vamos ao site oficial do
Ubuntu: lá está o que o Ubuntu diz, não o que acha. Em
https://wiki.ubuntu.com/ServerCandy lemos "We would like to improve the
profile of Ubuntu as a server platform". Isto escrito, no site do
Ubuntu, significa para  mim, que é uma distribuição que é voltada para o
mercado de servidores, além das razões colocadas acima.

Na página principal  em www.ubuntu.com está escrito: "Ubuntu is suitable
for both desktop and server use." Assim, eu não vou discutir mais, se
Ubuntu é voltada para servidores: a resposta é SIM, é voltada para
servidores.

> porque é uma questão de opção, não quer dizer que é a melhor, grandes
> empresas ja homologaram redhat e ainda homologam, mas nao quer dizer que
> são as melhores distros em todos os aspectos, normalmente estas grandes
> corporações evitam homologação de software que é desenvolvido pela
> comunidade sem ter uma empresa por trás oficialmente
>
> todo mundo sabe que slackware é muito bom, gentoo também, e estes caras
> nunca serão homologados em suas versões puras

Não serão homologadas porque não tem uma empresa por trás, não é ? Não é
opção, é questão de quem procurar quando "s*it happens".  Ubuntu não
precisaria se importar com isto, empresas se importam, a Canonical se
importa. Não é só opção, é garantia. Veja só: VHS bateu Betamax, QWERTY
bateu Dvorak, DOS bateu MacOS, o que é melhor não quer dizer que vá
vencer... Por que os relógios giram no sentido horário e não no
anti-horário?

> porque talvez para rodar o que eles precisam eles prefiram uma distro
> mais atualizada devido a necessidade de uma série de bibliotecas que
> possa vir a ser necessárias para o perfeito funcionamento do sistema

Não. Se fosse assim CentOS não existiriam. Você já notou quantas versões
do Windows são lançadas anualmente ? Windows tem menos versões que o
Debian e é homologado.

> o foco inicial não é servidores, e sim desktops, se eles estão tentando
> pegar também o foco em servidores é uma opção deles, mas não éra esse o
> foco inical

Se não fosse, nem teriam criado a Canonical. Não é o foco do Ubuntu, nem
do Debian. Para quem se envolveu um pouco com o projeto Debian sabe que
o foco era "world domination".

> [...]
> debian foundation como uma distro oficial, mas ela possui uma série de
> patchs, e pacotes extras que são voltados a servidor, além de ter uma
> seleção de pacotes especialmente para desktops e não para servidores,
> devido a ter uma equipe de desenvolvimento não tão voltada para a
> segurança, alguns dos pacotes desenvolvidos para o debian-br-cdd podem
> ter algum tipo de falha de segurança, mas ainda assim, o debian-br-cdd
> usa a mesma arvore de repositórios do debian, oque evita que ele seja
> classificado como uma distribuição, e sim, um Custom Debian Distribution

ou seja, com o Debian puro, você tem uma distribuição voltada para
desktop. Veja como o Windows XP é comparado com o anterior: tem um
firewall e é voltado para o desktop.

em resumo: Ubuntu, como o Debian, são distribuições universais, voltadas
tanto para desktop quanto servidores....

[]s

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física