[Ubuntu-BR] Minhas impressões sobre o Dapper

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Terça Junho 13 03:17:53 UTC 2006

Lucas Arruda (llbra) escreveu:

> Mas o debian, tecnicamente, ainda é bem superior ao Ubuntu. Tem uma
> equipe
> de hackers mto grande, mta gente ajudando, mais no sentido tecnico que
> usabilidade.
> O ubuntu já bem mais como um projeto humano que técnico, nao que nao
> tenha
> técnica, tem de sobra, mas o Debian já é diferente.

Discordo novamente ;) O Ubuntu usa os pacotes Debian e muitas vezes os
pacotes Debian são backports do Ubuntu: assim o Ubuntu tem todos os
desenvolvedores Debian e mais alguns exclusivos ;) Por isto o pessoal do
Debian considera o Ubuntu como "amigo".  Eu não fiz os teste para
confirmar, mas  se  uma máquina Breezy puro  não foi atualizada
limpamente  para o Dapper então os testadores do Ubuntu não fizeram o
dever de casa direito.  Se a máquina não era Breezy, aí o usuário não
fez o dever de casa. Todo mundo tem o direito de usar Debian/unstable ou
Edgy, só que tem quer estar ciente dos problemas (ou como diz o Debian:
"saiba o que está fazendo").

> No entanto, é interessante reportar bugs, para que o dist-upgrade
> fique cada
> vez melhor e mais bem feito no nosso sistema. Lembre-se também que
> existem
> bem poucas versões do Ubuntu.

... e mais usuários também. Eu não vou, nesta lista, criar um flamewar
sobre Debian vs Ubuntu, mas é o preço que se paga por atualizações com
data marcada - se bem que esta atrasou ;).

Em particular, instalei o Dapper em 2 laptops e um AMD64-X2. Usei o
alternate, pois o live não criou as partições XFS que eu queria. Ainda
não reportei o bug pois preciso fazer mais testes.

[]s
--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física