[Ubuntu-BR] A saga de um modem no Ubuntu 6.06 LTS

Alessandro Lagoeiro aclnet em gmail.com
Domingo Junho 11 17:33:56 UTC 2006

Boa tarde,
   Sou um usuario desesperado porque minha aposta no Ubuntu nao esta
funcionando. Eu era um feliz usuário do Suse, mas resolvi experimentar o
novo(Sou fã de CDs de Revista !!). Instalei o Kubuntu 5.10, e ao contrario
do que dizem, ele e menos intuitivo que o Suse. Mas acredito que a principal
caraterisitica de uma distribuiçao Linux tem que ser o reconhecimento de
hardware , pois mesmo sendo dificil para o usuario comum, acho mais facil e
engrandecedor aprender algo do que ser obrigado a adquirir hardware
compativel. O modem do meu notebook, um AC97 não foi reconhecido
inicialmente, mas como isso parece ser um problema comum nas distribuiçoes
Linux (justo o modem ? Nao da para entrar na net pelo Linux para ajudar a
mexer com o sistema opercaional), segui um receita de bolo para adquirir o
drive do modem, compila-lo e fazer o SO reconhecer. Ele reconheceu, o modem
responde a todos os comandos AT, mas ele simplesmente nao disca !! E como se
nao tivesse o cabo do fone colocado. Ele responde  "No dial Tone".  Tudo
bem, usava uma distribuiçao que acabou de ficar antiga, então resolvi mudar
para a Ubuntu 6.06 LTS. Qual minha surpresa quando que o problema voltava a
se repetir !! Diga se de passagem, que esse problema aconteceu no Kurumin, e
apenas o Suse passou incolume. Tudo bem, consegui uma versao "ALSA" ,
conforme tutorial em http://www.guiadohardware.net/guias/05/index2.php.  So
que agora nem o comando make funciona. Inclusive, nao funciona no drive que
eu havia pego inicialmente (Erros de compilaçao). Sera que nao conseguirei
fazer um dial-up no Ubuntu ?

Agradeço qualquer luz..
Alessandro