[Ubuntu-BR] Monitor sem ação

Anderson Eberdt Mendes eberdtmendes em yahoo.com.br
Sábado Junho 10 14:09:17 UTC 2006

marildo escreveu:
> Senhores Ubunteros,
>
> fiz as atualizações sugeridas pelo sistema nesta sexta-feira 09/06/06
> e hoje
> 10/06/06 ao religar minha máquina, o monitor me aparecia como uma
> mensagem
> cruzando a tela com a mensagem "Hz ?".
> No  HD particionado ainda tenho a Breezy rodando em outra partição e esta
> também me apareceu com a mesma sugestão de atualização pois vi que,
> nas duas
> tinha atualização pr'o gdm mas, não vou atualizar o Breezy por receio de
> acontecer o mesmo do Dapper.

> [...]
Caro Marildo:

Isto geralmente ocorre quando o x tenta inicar com a uma taxa de
atualização (em Hz) que não é suportada pelo seu monitor. Veja bem,
geralmente, existe uma diferença na maior capacidade de exibição das
placas de vídeo atuais e na limitação que é muito maior para os
monitores convencionais, é isto que acaba muitas vezes causando este
tipo de problema. O GDM provavelmente, tentou aplicar automaticamente
uma otimização do seu vídeo, usando as configurações máximas indicados
no arquivo de configuração do x.

Isto de certa forma já aconteceu comigo, e você pode resolver isto
setando manualmente a resolução do seu x. Você tentar o safe mode ou
então dar boot pela outra partição e alterar este arquivo:

/etc/X11/xorg.conf - Coloque uma resolução mais baixa nesta seção, neste
esquema:

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Device        "NVIDIA Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
    Monitor        "SyncMaster"
    DefaultDepth    24

SubSection "Display"
        Depth        24
        Modes        "800x600"
    EndSubSection

Depois você pode setar a taxa de atualização no próprio gnome.

Atenciosamente,
Anderson Eberdt Mendes (São Basios)

http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/