[Ubuntu-BR] UBUNTU 64

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Quarta Julho 26 23:54:52 UTC 2006

Aldo Nogueira escreveu:
> Olá!
>
> Explique melhor: o que eu, um simples mortal que tem 512mb de memória,
> ganharia pondo o Dapper64 no meu micro se o 32 já roda legal?
>
> Que diferença é essa que você fala tanto?

A diferença em performance, no meu caso varia de 15% a 35% dos programas
que eu fiz em C. OS programas fazem basicamente operações com bits e
processamento de inteiros (mais que ponto flutuante).  Eu ainda não fiz
comparações com  pacotes pré-compilados (e estou meio apertado de tempo
para fazer uma legal).  Para um simples mortal, 15% significa algo que
levava 30s vai levar 26s, ou seja, irrelevante. Para quem, como nós
aqui, que rodamos programas que levam dias, isto é mais significativo.
A minha "briga" é: afastar usuários de amd64 (que deveriam ser heavy
users) da distribuição amd64 significa termos menos relatadores de bugs,
menos experimentadores e buscadores de soluções, menos testadores e
aperfeiçoadores, enfim. E eu acho que isto não é uma boa estratégia de
desenvolvimento.  Por isto é que fiz o blog e relato tudo que consigo
com 64bits, porque  é onde alguém que usa Linux desde 1994 pode  fazer
alguma diferença ;)

[]s

--
Thadeu Penna