[Ubuntu-BR] A verdade sobre o Ubuntu

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Julho 20 01:07:12 UTC 2006

Em Terça 18 Julho 2006 12:11, Anderson Kaiser escreveu:
> José.
>
> Eu sempre utilizei minha máquina em casa com dois sistemas operacionais, e
> nunca tive problemas.
>
> Sempre particionei meu HD da seguinte forma:
>
> hda1 - Linux
> hda2 - Windows
> hda3 - Swap
>
> Já utilizei esse esquema com
> - Slackware e Win Nogenta e Oito
> - Fedora e Win XP
> - Ubuntu e Win XP
>
> Nunca tive problemas. Nunca perdi dados, nunca tive problçema de
> compatibilidade ou de boot.

> [...]

Os problemas foram:

1 - Enquanto o Windows estava disponível, por preguiça, eu acabava sempre
deixando de usar o Linux o suficiente. Sempre que faltava algum programa eu
corria de volta para o Windows para algum programeco familiar. Assim, eu não
enfrentava a barra do Linux e enxergava de modo muito aumentado as suas
limitações, sem poder apreciar o suficiente as suas qualidades (vamos lembrar
que essa época era 2000-2003, quando o Linux ainda era bem primitivo).

===> Esse é o principal motivo pelo qual eu não acredito que instalar o Linux
em dual-boot seja uma maneira positiva de divulgar o Linux.

2 - O Windows 98 tinha uma tendência a ficar corrompido muito rápido (aliás,
hoje mesmo parece que ainda é assim, li em algum lugar na net que uma máquina
com Win98 não resiste nem até o fim da instalação em um ambiente de rede de
alta velocidade). Por isso eu tinha que reinstalar com muita freqüência. Cada
vz que reinstalava o Windows, perdia o Grub (ou LiLo) e tinha que tentar
recuperá-lo com os disquetes de boot. Como eu não era muito hábil ainda no
uso do Linux, cheguei a fazer besteiras e perder tanto o Linux quanto o
Windows: na verdade foi só a partir de 2004 que eu passei a ficar 100% seguro
na manutenção do sistema Linux.

===> Esse é o motivo pelo qual muita gente sem noção acha que o Linux é que
corrompe o Windows e que ter Linux no HD é risco.

3 - Algumas versões do Windows (1) enxergam as partições do Linux como "espaço
em branco" disponível para formatação. Se você não prestar atençaõ enquanto
instala, pode acabar deletando toda a instalação do Linux (acho que esse é um
defeito de fábrica proposital).

===> (1) Não me perguntem quais, eu não uso Windows há quase seis anos e esse
comportamento foi observado em duas ou três vezes, há muito tempo, em que
tentei instalar Linux dual-boot para amigos.

4 - Usar uma partição FAT32 para gravação de dados é um risco de segurança
para os dados (não confio em FAT32 desde que uma delas se corrompeu por causa
de um vírus e eu perdi 2GB de dados). Além disso, arquivos FAT32 são todos
marcados como executáveis quando montados no Linux (ou eram, faz quatro anos
que não monto FAT32, a não ser disquetes, ocasionalmente). SEm falar que o
Linux e o Windows vão enxergar nomes de arquivo diferentes (não sei porque
nem como, isso acontecia comigo).

===> Devido a essas razões, quem usa uma partição fAT32 para intercâmbio de
dados deve ter razões para ter medo. Se FAT32 fosse seguro, o Linux usava.

5 - Se há Linux instalado na máquina em dual-boot, isso vai ser usado como
desculpa para qualquer problema que venha a acontecer. Há cerca de uns cinco
anos que eu não levo meu computador para ninguém fazer manutenção porque os
meus conhecimentos me mostram aque na minha região quem faz manutenção "é
tudo uns picareta" que sabem apertar dois ou três ícones e não tem medo de
mexer nas máquinas, porque não são deles. Acreditem, mas em 2002 eu levei meu
computar para manutenção e quando o cara viu que tinha Linux instalado ele
disse "meu, cê estragou esse HD. Não tem jeito de remover esse tal de Linux!"
Acho que foi depois disso que eu comprei um kit de chave-de-fenda. ;-)

EM RESUMO: Os problemas de convivência em dual-boot não são causados pelo uso
dos sistemas operacionais em paralelo, mas pelas ocorrências excepcionais que
podem ocorrer como resultado dos defeitos dos sistemas ou dos erros humanos
que podem ser causados pela confusão de ter que adaptar-se a dois diferentes
sistemas (isso é demais para a maioria das pessoas, conheço quem diga que o
computador seria muito melhor se não tivesse que aprender a mexer com esse
troço de sistema). Esses erros podem ser muito raros, mas o problema cultural
da convivência (item 1) é muito pesado e eu sou do tipo que prefere minimizar
riscos, mesmo os que já são mínimios.

--
José Geraldo Gouvêa