Re: [Ubuntu-BR] GRUB - Minha situação

Mikhail Koslowski mikhail.koslowski em gmail.com
Terça Julho 18 02:03:04 UTC 2006

bom, pra aparecer o windows agora no seu menu do grub
insira as seguintes linhas

title           Nome que voce quer que ele apareça
root            (hd1,x)
Savedefault
makeactive
map             (hd0) (hd1)
map             (hd1) (hd0)
chainloader     +1

no lugar de "Nome..." voce poem o nome que voce quer que apareca o
windows no menu do grub, sem aspas nem nada.
no lugar de x "root (hd1,x)" voce deve por o NUMERO da particao onde o
windows está instalado.

NAO CONFUNDA NUMERO DA PARTICAO COM NUMERO DO HD.

por exemplo,. o meu windows está instalado na particao 2 do hd 1. (hd0
está pro linux)
entao a minha linha root fica:
root (hd1,2).

se voce nao sabe qual a particao que voce deve por, va no windows,
ache o arquivo c:/boot.ini

e veja nele qual o parametro referente ao numero da particao.

depois que alterar o menu.list

sudo grub-install hd0

e acabou o seu problema!

e, acho que grub nao tem segredo algum que precise de algum manual.
é só ter o cuidado de:
- nao mexer na MBR do hd que tem windows (pra que o hd do win e o do
lin funcionem independetes um do outro)
- colocar as linhas "map" pra que o windows funcione no hd escravo
- colocar certinho todos os numeros de hd e particoes, pra que o grub
possa achar tudo em seu devido lugar.

Mk.